Topo

Citroën ensaia SUV de luxo com DS Wild Rubis, que virá ao Brasil

DS Wild Rubis: atrás desse nome meio ridículo está o DS4 X, primeiro SUV de luxo da Citroën - Divulgação
DS Wild Rubis: atrás desse nome meio ridículo está o DS4 X, primeiro SUV de luxo da Citroën Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em Xangai (China)

23/04/2013 20h41

A linha DS é uma submarca da Citroën na China, e não apenas uma divisão premium. Por isso, tem estande e executivos próprios no Salão de Xangai 2013. Além dos três modelos já conhecidos (DS3, DS4 e DS5, todos à venda no Brasil), a marca mostra em seu espaço o DS3 Cabriolet e o conceito Wild Rubis, um crossover de porte médio desenvolvido para encarar modelos como BMW X1, Range Rover Evoque, Audi Q3 e o futuro Mercedes GLA.

O Wild Rubis (o nome parece referir-se à cor do protótipo) servirá de base para o desenvolvimento do primeiro jipe urbano da linha DS. Ele é o segundo conceito da submarca que a Citroën escolhe revelar na China -- o primeiro foi o Numéro 9, em Pequim 2012.

O protótipo (candidato a se chamar DS4 X, segundo Fernando Calmon) usa a mesma plataforma do DS4, derivada da gama de médios C4, e será o primeiro carro do grupo PSA (que inclui a Peugeot) a utilizar uma combinação de motores a gasolina e elétrico -- além de oferecer o já conhecido sistema Hybrid4, que combina diesel e eletricidade. As medidas do futuro SUV: 4,7 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,59 m de altura e generosos 2,9 m de entre-eixos.

A versão de produção do Wild Rubis deve surgir ainda em 2013, mas não há data definida (possivelmente no Salão de Frankfurt, em setembro). A chegada ao mercado europeu deve acontecer no primeiro semestre de 2014; no Brasil, até o final do ano que vem.

O estande da Citroën em Xangai (que, aliás, fica longe do dedicado à DS) ainda mostra o conceito do novo C4 Picasso, apresentado em Genebra, e o C4 Lounge, sedã-médio que vai substituir o Pallas no Brasil nos próximos meses.



UOL Carros visita o Salão de Xangai a convite da Chery