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Volkswagen Saveiro 2014 herda cara "reta" de Gol e parte de R$ 33.490

Frente concentra mudanças da Saveiro 2014, agora alinhada à família Volkswagen - Divulgação
Frente concentra mudanças da Saveiro 2014, agora alinhada à família Volkswagen Imagem: Divulgação

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Mata de São João (BA)

17/04/2013 22h03Atualizada em 18/04/2013 14h51

Era barbada, mas demorou à beça: cravados nove meses após a estreia de Gol e Voyage reestilizados, com dianteira alinhada ao visual global da Volkswagen e ligeiras mudanças de traseira e interior, nesta terça-feira (17) é a vez da Saveiro assumir o conjunto óptico retilíneo fazendo conjunto com a grade frontal. Com a mudança, que fica concentrada na dianteira, a picape entra na linha 2014.

Com as mudanças, a picape chega às lojas com os seguintes preços divulgados:

Saveiro 1.6 Cabine Simples: R$ 33.490
Saveiro 1.6 Cabine Estendida: R$ 36.610
Saveiro 1.6 Trooper: R$ 43.390
Saveiro 1.6 Cross: R$ 48.990

No modelo que agora sai de linha, a Saveiro tinha preços de R$ 33.340 (CS), R$ 35.810 (CE), R$ 39.220 (CS Trooper), R$ 42.160 (CE Trooper) e R$ 47.760 (CE Cross). A Trooper Cabine Simples, como se percebe, foi extinta.

A motorização segue inalterada, ainda que com central de processamento (ECU) renovada -- a Volks aposta no conhecido motor 1.6 flex aliado ao câmbio manual de cinco marchas, gerando 104 cavalos de potência máxima (a 5.250 rpm) e torque máximo de 15,6 kgfm com etanol. A marca nada falou sobre uma possível (e esperada) oferta de câmbio automatizado I-Motion, mas informa consumo classificado como nota A pelo Inmetro.

Segundo Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, a nova Saveiro "chega para fortalecer a participação da marca no segmento". Perceba, porém, que agora o executivo deixa de falar em liderança. A rival Fiat Strada é líder absoluta do segmento, com 117.455 unidades emplacadas no último ano, contra 66.443 da Saveiro atual.

O QUE MUDOU
Assim como ocorre com hatch e sedã da família compacta, a reestilização da Saveiro inclui grade modificada, faróis escurecidos e capô, e para-lamas mais proeminentes. O para-choque -- com sua falsa tomada de ar e nichos das luzes de neblina nas versões mais equipadas -- perde os contornos arredondados e assume traços mais angulosos, que formam a tal "cara malvada" de Gol e Voyage atuais. No Fox, por exemplo, o conjunto dá um ar "sorridente" ao carro. Difícil achar alguma mudança na traseira, que a rigor tem o mesmo aspecto do modelo vendido até então, mas realinha seus emblemas e traz tampa com amortecimento.

  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Mais de perto: além da cara de Gol, a Saveiro Cross 2014 ganha faróis auxiliares gigantes

Mudanças da central eletrônica (que a Volks chama pomposamente de "nova arquitetura eletrônica"), permitem que a picapinha passe a contar com finamente com funções como travamento de portas e acionamento dos vidros são elétricos, bem como com a inclusão do conta-giros no painel de instrumentos.

Boa parte das novidades surge nas versões mais caras. Na Trooper, há novos faróis de neblina de série, rodas de 15 polegadas e novo desenho, além de ABS e airbag (o do passageiro, desativável), computador de bordo e o sistema de alertas Eco Comfort.

A Cross, topo de gama, traz faróis de neblina e de milha tamanho GG recebem arestas cromadas, nome da versão (antes posicionado em alto relevo na face superior do para-choque) colocado em um emblema na porção esquerda da grade frontal (à direita para quem observa a frente do carro), rodas de liga leve de 15 polegadas e acabamento diamantado.

De quebra, há funções que ampliam a segurança como frenagem de emergência (ESS), avisos de economia de combustível no computador de bordo, sistema Comfort Blinker (que aciona três piscadas das setas com um leve toque na alavanca, útil em mudanças de faixa), como no Fox 2014, retrovisores externos que se rebatem para facilitar a observação do meio-fio durante a manobra de ré (função tiltdown), rádio double din que pode ter a função gráfica de sensor de estacionamento e botão de acionamento dos faróis à esquerda do volante.

Problemática, como sempre, é a forma como estes equipamentos saem do estoque para seu carro -- quase sempre como opcionais em pacotes que tendem ao infinito: na configuração básica (e mais funcional) da Saveiro, são extras vendidos separadamente, item a item, direção hidráulica; ar condicionado; bancos em couro sintético; vidros elétricos, alarme e retrovisores tilt down; airbags frontais duplos com desativação para a bolsa do passageiro e freios com ABS; combinação da direção hidráulica com volante com airbag; o rádio double din com auxiliar gráfico de estacionamento; capota marítima; janela traseira corrediça com grade e brake light; luzes de neblina traseiras.

O pacote de itens Trend, colocado sobre a configuração básica da picape, acaba alinhando alguns deles a um estilo mais vistoso -- calotas integrais para as rodas aro 14", para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, grade frontal preta com friso cromado, faróis com duplo refletor e máscara negra e nova logotipia. Há ainda um complemento, chamado I-Trend, com volante multifunção e rádio.

De consolo, fica a informação de que a Saveiro 2014 passa da categoria 28 (do modelo anterior) para 25 no Car Group do Cesvi, indicando menor custo da cesta de peças de reparabilidade. Segundo a Volkswagen, a cesta básica de 100 peças da nova Saveiro tem preço até 5% menor que o das concorrentes de Fiat (Strada) e GM (Montana). 

Viagem a convite da Volkswagen do Brasil