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Citroën C4 Lounge é o substituto do Pallas e chega no 2º semestre

Citroën C4 Lounge: menor e menos extravagante que o Pallas, mas com o mesmo espaço interno - Divulgação
Citroën C4 Lounge: menor e menos extravagante que o Pallas, mas com o mesmo espaço interno Imagem: Divulgação

Claudio Luís de Souza

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/04/2013 12h29Atualizada em 30/05/2013 16h01

A Citroën lança no segundo semestre o substituto do C4 Pallas, sedã médio que hoje agoniza nas lojas. O novo carro já foi flagrado algumas vezes em oficinas e durante testes de rodagem, mas agora a informação sobre sua vinda ao Brasil é definitiva. Na Argentina, local de fabricação do modelo, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (17).

O sedã é o mesmo C4 L exibido pela Citroën no Salão de Paris 2012, desenhado especialmente para mercados automotivos "emergentes", como Rússia, China e Brasil -- com algumas poucas adaptações. O conjunto de luzes e o acabamento da grade frontal são itens que, na imagem divulgada nesta quarta pela Citroën da Argentina, parecem ligeiramente diferentes do C4 L já conhecido.

UOL Carros apurou seu nome com diversas pessoas que o conhecem bem: será C4 Lounge, referência ao espaço interno. Apesar de medir 4,62 metros, 15 cm menos que o Pallas, o entre-eixos é de fartos 2,71 metros.

  • Murilo Góes/UOL

    C4 Pallas, a caminho do museu: chega, né?

O visual do C4 Lounge é mais sóbrio que o do antecessor. A silhueta é a de um sedã moderno, e faróis e lanternas são bem horizontalizados. O C4 hatch europeu, que desde 2010 abandonou o visual extravagante mantido ainda hoje no Brasil, lhe deu o caminho das pedras em termos de estilo -- mas fica a dúvida sobre eventual lançamento do C4 Lounge nos chamados mercados maduros. Na França, não existe Pallas e o único sedã Citroën vendido atualmente é o C5. 

MOTOR TURBO
De acordo com informações de fornecedores, a motorização do C4 Lounge traz uma novidade para a gama "não-premium" da marca francesa (leia-se, para carros que não são da linha DS): o motor THP de 1,6 litro, desenvolvido pela PSA em conjunto com a BMW. Sobrealimentado com turbo, pode entregar a partir de 165 cavalos de potência. A opção é o motor bicombustível de 2 litros já conhecido do Peugeot 408. Em outros mercados, o propulsor aspirado é de 1,8 litro.

Unidades de teste do novo C4 hatch já foram flagradas no Brasil, mas por ora não há previsão de lançamento. Isso ocorre porque o calendário da Citroën obedece aos desejos da China, onde há forte demanda por sedãs com amplo espaço interno -- muitos chineses que só puderam comprar carros recentemente jamais aprenderam a dirigir; mas contratam motoristas e viajam no banco de trás.