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Latin NCAP adotará padrão europeu de segurança para carros este ano

Novos métodos avaliarão a resistência ao impacto, freios ABS e lembrete de afivelamento do cinto - Latin NCAP
Novos métodos avaliarão a resistência ao impacto, freios ABS e lembrete de afivelamento do cinto Imagem: Latin NCAP

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/04/2013 13h53

O Latin NCAP informou nesta sexta-feira (12) que fará uma série de mudanças nos métodos aplicados em seus testes para a próxima fase do programa, que deve acontecer entre outubro e novembro deste ano. A medida, segundo o órgão, elevará o nível de segurança para a classificação de uma a cinco estrelas e, consequentemente, dos próprios sistemas de proteção dos carros.

A mudança será baseada no Euro NCAP, sistema utilizado pelos órgãos de segurança europeus que tem padrão mais rígido que o do atual Latin NCAP.

Com as novas regras, para poder se alcançar as cinco estrelas, os modelos deverão se sair bem no teste de impacto, contar com quatro canais de freios ABS e possuir lembrete de afivelamento do cinto de segurança (lei na Europa). O programa também vai melhorar os requisitos para a avaliação das áreas dos joelhos.

CADEIRINHAS
Outra novidade é a utilização de cadeirinhas à venda no país. Essa medida surgiu após o Hyundai HB20 levar apenas 1 estrela na proteção infantil, na última etapa da fase 3. À época, a Hyundai alegou que o resultado seria outro caso sua cadeirinha original tivesse sido utilizada. A polêmica surtiu efeito.

A partir de agora, portanto, as cadeirinhas deverão ser vendidas pelas fabricantes (ou por lojas e redes distribuidoras autorizadas) nos três principais mercados da América Latina (Argentina, Brasil e México).