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Mercedes, enfim, lança Classe A no Brasil; preços partem de R$ 99.900

Versão de entrada do hatch, chamada Style, custará R$ 99.900; topo de linha Urban sai por R$ 109.900 - Divulgação
Versão de entrada do hatch, chamada Style, custará R$ 99.900; topo de linha Urban sai por R$ 109.900 Imagem: Divulgação

Eugênio Augusto Brito<br>André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/03/2013 11h32Atualizada em 03/04/2013 12h53

A Mercedes-benz apresentou oficialmente nesta quarta-feira (3) a nova geração do Classe A, agora um hatch médio premium de perfil esportivo. O carro chega às lojas em dez dias, mas os preços já foram antecipados por UOL Carros, que apurou com concessionários na última semana que o modelo custaria R$ 99.900 em sua versão de entrada, chamada Style, e R$ 109.900 na versão Urban, topo de gama. A Mercedes confirmou esses valores.

Há uma linha de financiamento da própria Mercedes-Benz, com entrada de 60% do valor e o saldo dividido em 36 vezes com taxa de 0,84% ao mês. O objetivo é conquistar um público novo, e de quebra mais jovem, para rejuvenescer a marca. Por conta desse perfil, a versão mais cara e esportiva deve ser a mais vendida, com 80% dos emplacamentos, segundo a marca.

O lançamento já surtiu efeito sobre a Audi. A rival será a última do trio alemão a mostrar a nova geração de seu médio -- o A3 renovado sequer tem preço estimado e só chega em maio --, mas já tratou de reduzir o preço de boa parte da linha e colocou todas as configurações do compacto A1 abaixo dos R$ 100 mil.

COMO É O CLASSE A
Ao perder o perfil de monovolume e assumir o porte de hatch, o novo carro de entrada da Mercedes passa a ter 4,29 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,69 m, 1,78 m de largura e 1,43 m de altura.

Compartilhando plataforma com o monovolume Classe B e também o motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgfm de torque, o carro partirá da versão A200 Style no Brasil. O câmbio que acompanha o conjunto é automatizado de dupla embreagem, sete marchas e opções de trocas por borboletas atrás do volante. A tração é dianteira. Rodas de liga leve de 16 polegadas, grade frontal na cor da carroceria, ar condicionado digital, sete airbags, Attention Assist (sensor de reconhecimento de fadiga do condutor), piloto automático com imitador de velocidade, sensor de chuva e sistema de som Audio 20 (com central tela TFT de quase seis polegadas, tocador de CD e conexões USB, auxiliar e Bluetooth) são alguns dos itens de série.

Acima dela, haverá a versão A200 Urban, com status temporário de topo de gama. Os diferenciais são as rodas estreladas de 17 polegadas, escape com saída dupla e ponteiras cromadas, grade dianteira prateada com detalhes cromados e conjunto óptico com faróis bixênon e LEDs que substituem as luzes de neblina tradicionais. A versão Sport não deve ser importada por ora -- informação que já havia sido divulgada por fontes ligadas à marca.

UOL Carros fará um test-drive com o modelo ainda nesta quarta e publica suas impressões oportunamente.