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Chinesa Qoros mal nasceu e já está de olho no Brasil

Qoros 3 Sedan, exposto em Genebra: é derivativo, mas aposta em porte e preço - Newspress
Qoros 3 Sedan, exposto em Genebra: é derivativo, mas aposta em porte e preço Imagem: Newspress

Claudio Luís de Souza

Do UOL, em Genebra (Suíça)

05/03/2013 10h52

A Qoros Auto, marca chinesa que apresenta no Salão de Genebra seu primeiro modelo, o 3 Sedan, já está de olho no Brasil. Foi o que UOL Carros apurou nesta terça-feira (5) com um executivo de vendas que falava inglês, mas que em seguida emendou um italiano fluente com outro jornalista. Pouco antes, o vice-presidente mundial da Qoros havia discursado; ele é alemão, se chama Volker Steinwascher e fez carreira na indústria automotiva europeia (o italiano é italiano mesmo e atende por Stefano Villanti).

Esse internacionalismo da Qoros (a despeito do inglês absurdo em textos de seu site mundial) já seria sinal certo de que mirar o mercado brasileiro é quase uma obrigação para ela. Ainda mais porque 50% de suas ações estão nas mãos da Chery, marca independente (não-estatal) chinesa bem estabelecida em nosso país, onde já ergue uma fábrica. O restante da marca é controlada por um grupo israelense.

Não há prazo para que a Qoros chegue ao Brasil porque, antes, sua missão é penetrar no mercado europeu, mais refratário a carros vindos da Ásia e especialmente da China, que já teve modelos reprovados em testes de segurança. A proposta da Qoros é prudente: ela quer entrar no continente via países do leste, ex-comunistas e mais pobres (e talvez mais condescendentes) que os ocidentais. O Oriente Médio é a meta seguinte.

O 3 Sedan, embora concebido pelo ex-designer da Mini Gert Hildebrand (como se vê, a "sacada" da marca para ter mais sucesso que as compatriotas é contratar ocidentais), passa uma primeira impressão genérica, como se tivesse sido projetado numa máquina de xerox, e não em CAD.

  • Murilo Góes/UOL

    O sedã Magentis, já substituído na linha da Kia (pelo Optima), parece ter inspirado a Qoros

Pela frente, lembra carros da Kia de uma geração atrás (por exemplo, o sedã grande Magentis). Os faróis parecem exagerados, assim como a barra cromada sobre a grade. Rodas de 18 polegadas (opcionais) bastante chamativas e lanternas traseiras com filetes de LED que parecem citar de propósito a BMW completam uma receita derivativa -- como previsível, o interior tem duas cores, uma escura, outra clara.

O Qoros 3 Sedan mede 4,61 metros, com entre-eixos de 2,7 metros. No Brasil, seria considerado um modelo médio bem parrudo. Na cabine, o destaque vai para uma tela de 8 polegadas navegável como em smartphones (multitouch). Sob o capô, o carro terá duas opções de motorização, um 1.6 turbocomprimido e outro 1.6, este aspirado e com comando variável nas válvulas. A transmissão pode ser manual ou automatizada de dupla embreagem (DCT), sempre com seis velocidades.

Em tempo: você pode ter lido por aí que a Qoros (cujo nome vem de "chorus", coro em grego, porque ela é "a soma de muitas vozes/talentos") é a marca de luxo da Chery, ou simplesmente que é uma marca de luxo. Nada disso. Ela apenas quer ser melhor que as atuais chinesas. "Muito melhor", disse Villanti a UOL Carros. Mas ele mesmo admitiu que não há sequer a pretensão de se igualar, por exemplo, à Volkswagen. Ou seja, é uma marca premium para os padrões chineses. E seus carros (também foram mostrados aqui os conceitos de um crossover e uma station wagon, ambos da gama 3) vão todos custar menos de 20 mil euros na Europa (R$ 52 mil).

Viagem a convite da Fiat