Topo

Hyundai prepara HB20 sedã para novo round contra Onix e Prisma

Sedã do HB20 é flagrado no aquecimento próximo a Tatuí (SP) - Carlos Alberto Dias/UOL
Sedã do HB20 é flagrado no aquecimento próximo a Tatuí (SP) Imagem: Carlos Alberto Dias/UOL

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/02/2013 17h43

Dois hatches compactos novos, com menos de seis meses de loja, são a sensação do mercado brasileiro de carros de passeio. O leitor certamente nem precisa de dica para cravar os nomes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Apresentados publicamente durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, em outubro, chegaram pouco depois às concessionárias e, em pouco tempo e com ou sem fila de espera, chegaram ao topo, conforme apontou o colunista Joel Leite: HB20 é o quarto carro mais vendido em fevereiro, seguido por Onix, quinto. À frente, os rivais maiores e veteranos Gol, Uno e Palio.

O que vem a seguir? O segundo round da briga, claro. Na disputa contra todos e na batalha particular entre os dois novatos, cada um dos lados busca um reforço fundamental para conquistar de vez o coração -- e a garagem -- do brasileiro: um bom porta-malas. Assim, a próxima estratégia da Hyundai-Piracicaba e da Chevrolet é colocar no mercado a configuração sedã de seus novos campeões.

(Como uma espécie de jogada ensaiada para reforçar o jogo de seu atleta, a Hyundai lançou a configuração aventureira do HB20, chamada de HB20X, neste meio tempo.)

Nem é preciso esperar muito para ver o resultado. A GM vai mostrar seu Onix três-volumes na próxima semana, nos dias 26 e 27 de fevereiro. O carro já surgiu em imagens mostradas aqui em UOL Carros e vai herdar o nome Prisma, apesar de muita gente preferir até agora algo como Onix Sedan. Uma semana depois, entre 4 e 6 de março, é a vez da Hyundai revelar finalmente o sedã do HB20.

Com mais tempo até lá, a marca coreana não se descuida, com medo de entregar o carro de bandeja -- o hatch foi flagrado pela reportagem de UOL Carros no meio da rua, sem qualquer adereço, em agosto. Ainda assim, o internauta Carlos Alberto Rodrigues Dias, de São Paulo (SP), conseguiu algumas boas imagens do sedã, ainda com camuflagem, enquanto trafegava pelo sentido capital-interior da rodovia Castello Branco, na altura da cidade de Tatuí.

  • Carlos Alberto Dias/UOL

    Acima, em outra foto de Carlos Alberto Dias, a traseira encoberta do sedã da Hyundai.

    Abaixo, sem segredos, o visual do principal rival, o novo Chervolet Prisma, baseado no Onix.

  • UOL

Mesmo com a cobertura preta, é possível notar elementos que mostram que o sedã deve compartilhar o visual matador do hatch: o farol espichado, com elementos internos em onda, está lá, assim como a lateral em ascensão, com área envidraçada mais curta. O novo elemento, o porta-malas, segue o estilo de modelos maiores, como o médio Elantra e até o médio-grande Sonata, sendo curto e elevado.

Resta saber agora quanto suspense a Hyundai vai conseguir fazer até março. E como ficará o ranking de mais vendidos com a entrada dos novos carros.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br