Hyundai prepara HB20 sedã para novo round contra Onix e Prisma
Dois hatches compactos novos, com menos de seis meses de loja, são a sensação do mercado brasileiro de carros de passeio. O leitor certamente nem precisa de dica para cravar os nomes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Apresentados publicamente durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, em outubro, chegaram pouco depois às concessionárias e, em pouco tempo e com ou sem fila de espera, chegaram ao topo, conforme apontou o colunista Joel Leite: HB20 é o quarto carro mais vendido em fevereiro, seguido por Onix, quinto. À frente, os rivais maiores e veteranos Gol, Uno e Palio.
O que vem a seguir? O segundo round da briga, claro. Na disputa contra todos e na batalha particular entre os dois novatos, cada um dos lados busca um reforço fundamental para conquistar de vez o coração -- e a garagem -- do brasileiro: um bom porta-malas. Assim, a próxima estratégia da Hyundai-Piracicaba e da Chevrolet é colocar no mercado a configuração sedã de seus novos campeões.
(Como uma espécie de jogada ensaiada para reforçar o jogo de seu atleta, a Hyundai lançou a configuração aventureira do HB20, chamada de HB20X, neste meio tempo.)
Nem é preciso esperar muito para ver o resultado. A GM vai mostrar seu Onix três-volumes na próxima semana, nos dias 26 e 27 de fevereiro. O carro já surgiu em imagens mostradas aqui em UOL Carros e vai herdar o nome Prisma, apesar de muita gente preferir até agora algo como Onix Sedan. Uma semana depois, entre 4 e 6 de março, é a vez da Hyundai revelar finalmente o sedã do HB20.
Com mais tempo até lá, a marca coreana não se descuida, com medo de entregar o carro de bandeja -- o hatch foi flagrado pela reportagem de UOL Carros no meio da rua, sem qualquer adereço, em agosto. Ainda assim, o internauta Carlos Alberto Rodrigues Dias, de São Paulo (SP), conseguiu algumas boas imagens do sedã, ainda com camuflagem, enquanto trafegava pelo sentido capital-interior da rodovia Castello Branco, na altura da cidade de Tatuí.
Acima, em outra foto de Carlos Alberto Dias, a traseira encoberta do sedã da Hyundai.
Abaixo, sem segredos, o visual do principal rival, o novo Chervolet Prisma, baseado no Onix.
Mesmo com a cobertura preta, é possível notar elementos que mostram que o sedã deve compartilhar o visual matador do hatch: o farol espichado, com elementos internos em onda, está lá, assim como a lateral em ascensão, com área envidraçada mais curta. O novo elemento, o porta-malas, segue o estilo de modelos maiores, como o médio Elantra e até o médio-grande Sonata, sendo curto e elevado.
Resta saber agora quanto suspense a Hyundai vai conseguir fazer até março. E como ficará o ranking de mais vendidos com a entrada dos novos carros.
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.