Topo

Toyota Corolla brasileiro está livre do recall global de airbags

Sedã fabricado no Brasil (e exportado para alguns países da América Latina) não faz parte do chamado - Murilo Góes/UOL
Sedã fabricado no Brasil (e exportado para alguns países da América Latina) não faz parte do chamado Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2013 14h05Atualizada em 31/01/2013 15h29

A Toyota confirmou nesta quinta-feira (31) que o novo recall global da empresa, responsável por corrigir falhas nos airbags de mais de um milhão de carros, principalmente dos médios Corolla e Matrix, não afeta o sedã fabricados no Brasil.

A informação oficial é a de que "a Toyota do Brasil não será afetada pelo recall envolvendo veículos Corolla com problemas no acionamento do airbag".

O chamado convocará aproximadamente 1,3 milhão de veículos em todo o mundo, em números revisados, incluindo 752 mil Corolla e Corolla Matrix nos Estados Unidos. A informação inicial dava conta de que 1 milhão de unidades estariam envolvidas no Japão, Canadá e México, além dos EUA.

O PROBLEMA DA VEZ
Um chip no controle do airbag pode não funcionar adequadamente quando recebe interferência elétrica de outras partes do carro, acionando o airbag sem necessidade. No reparo de 30 minutos, a Toyota adicionará um filtro de sinal elétrico ao módulo de controle do airbag.

Os custos totais de mais esta convocação gigante da Toyota, a terceira desde outubro de 2012 e mais uma que se soma à série que afeta produtos da marca desde 2009, está estimado em cerca de US$ 55 milhões (mais de R$ 110 milhões em valores atuais).

Separadamente, a montadora fará recall de 385 mil modelos Lexus IS e suas séries, por problemas no limpador de para-brisa.