Topo

Gasolina sobe 6,6%, e diesel, 5,4% na refinaria; na bomba, reajuste deve variar

Do UOL, em São Paulo (SP)<br>Com Agência Brasil

29/01/2013 21h11

A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (29) um aumento de 6,6% no preço da gasolina comum e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país a partir da 0h de quarta-feira (30). A nota diz que o reajuste foi definido levando em consideração a política da companhia de buscar alinhar os preços dos derivados aos vigentes no mercado internacional.

No entanto, os preços para o consumidor final não devem sofrer reajuste exatamente igual ao concedido às refinarias, já que há outros fatores que compõem o valor pago na bomba, entre eles, a distância percorrida no transporte do combustível e, no caso da gasolina, a mistura de 25% de etanol -- o combustível vegetal é mais barato e "puxa" para baixo o preço do litro da gasolina.

Recentemente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou o aumento da proporção de etanol na gasolina, de 20% para 25%, medida preventiva para amenizar o impacto econômico do aumento anunciado nesta terça. É algo que tende a funcionar melhor em Estados produtores de cana -- em São Paulo, por exemplo, o litro do etanol é muito mais barato que em outras regiões.