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Hyundai HB20X veste figurino cross para quem pode passar dos 50

Hyundai HB20X posa nas alturas: estilinho sai caro nesse aventureiro, que quer brigar com CrossFox - Divulgação
Hyundai HB20X posa nas alturas: estilinho sai caro nesse aventureiro, que quer brigar com CrossFox Imagem: Divulgação

Claudio Luís de Souza

Do UOL, em Campos do Jordão (SP)

23/01/2013 00h00Atualizada em 23/01/2013 13h56

A ordem na Hyundai é manter o HB20 a toda velocidade. No próximo dia 28, a fábrica de Piracicaba (SP) começa a produzir em série a versão aventureira do compacto, que ganha um X (de "cross") no final do nome; em março, lança o três-volumes. O HB20X chega às lojas em 20 de fevereiro com a missão de roubar clientes de Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox, modelos que a marca sul-coreana vê como únicos rivais no nicho "off-road light".

Ao preparar o lançamento do HB20 hatchback, a Hyundai foi transparente ao dizer que o líder de vendas Volkswagen Gol era o paradigma para o novo carro. Na vida real, o modelo disputa com o Chevrolet Onix o direito de ser um "Antigol" menos óbvio que o Fiat Palio (terceiro mais vendido, atrás do vice Uno).

Agora, ao apresentar seu primeiro aventureiro urbano, a marca diz que o CrossFox é o exemplo a ser seguido -- números fornecidos pela própria Hyundai mostram Stepway e CrossFox praticamente empatados em vendas em 2012, na faixa dos 22 mil emplacamentos. Uma das razões para citar o Volks é o preço do HB20X, que rapidamente passa dos R$ 50 mil. Confira abaixo:

+ HB20X Style -- R$ 48.755
Ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de profundidade e de altura do volante, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), airbags frontais, computador de bordo, rádio 2DIN com Bluetooth (sem CD player) e comandos no volante, vidros e retrovisores externos com acionamento elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, defletor traseiro, entre outros itens. O câmbio é manual de cinco velocidades.

+ HB20X Style A/T -- R$ 51.955
Com transmissão automática de quatro velocidades.

+ HB20X Premium -- R$ 51.255
Pacote da Style acrescido de sensor de estacionamento à ré, banco traseiro bipartido (60/40), vidros com one touch para subida/descida e acionamento remoto pela chave, couro no volante e na manopla do câmbio, sistema de áudio com ou sem Bluetooth, desodorizador do ar-condicionado.  

+ HB20X Premium A/T -- R$ 54.455
Com transmissão automática de quatro velocidades.

O motor é sempre o 1.6 bicombustível de 16 válvulas, já conhecido do HB20 sem apetrechos. Ele é capaz de entregar 128/122 cavalos a 6.000 rpm e 16,5/16 kgfm de torque a 4.500 rpm (etanol/gasolina). Acostume-se a ouvir falar desse motor, que logo estará sob o capô do novo i30, hatch médio já bem perto das lojas brasileiras da divisão de importados da Hyundai.

Pintura metálica custa R$ 1.045, e perolizada (como o marrom do carro das fotos), R$ 1.245. A garantia do HB20X é total de cinco anos, com as duas primeiras revisões (10 mil e 20 mil km, ou um e dois anos), com preço tabelado e mão-de-obra gratuita.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
UOL Carros
participou nesta terça-feira (22) do test-drive de lançamento do HB20X. Dirigiu duas unidades da versão Premium, com câmbios manual a automático, por mais de 100 km cada uma.

Antes de girar a chave, vale notar que o hatch ganhou, por fora, algumas modificações para simular capacidade off-road.

Fora o levantamento da carroceria em 4 centímetros, obtido com o alongamento das molas da suspensão (que também ganhou ajuste mais firme) e visível no espaço aumentado entre carroceria e pneus, o que muda é quase somente cosmético: peças plásticas à frente e atrás dão "robustez" aos parachoques, que ganharam volume extra na peça traseira; a grade frontal foi redesenhada para ficar mais parecida com a do utilitário esporte ix35; o teto ganhou racks com acabamento em alumínio (estes, itens realmente funcionais).

O estepe vai a bordo, no assoalho do porta-malas, sem afetar sua capacidade de 300 litros.

A maior distância para o solo, de 20,5 cm, é um alento para quem tem apego ao carro e se arrepia com raspadas e impactos em lombadas, valetas e buraqueira urbano-rodoviária em geral. O HB20X vence esses obstáculos com tranquilidade, sem ganhar cicatrizes. Além do ar mais "jovenzinho" que dá a seus ocupantes, é para isso mesmo que ele serve.

A soma desse destemor a uma cabine espaçosa para quatro adultos (3,94 metros de comprimento, 2,5 m de entre-eixos), com ótimo isolamento acústico, desenho e acabamento sóbrios e de bom gosto (os mesmos do HB20 "normal", com exceção do rádio, que é maior), resulta num carro interessante para circular pela cidade de modo mais confortável e menos neurótico que o habitual.

No HB20X manual, a embreagem e os engates são suaves, permitindo gerenciar a performance do motor 1.6 -- mais do que suficiente para o carro, diga-se -- sem cansar o motorista. A velocidade de cruzeiro de 120 km/h é mantida com naturalidade, indicando que o limite do hatch está muito distante disso.

No carro com câmbio automático acontece o esperado: quatro marchas não são ideais para que a conversa entre motor e transmissão seja inteligente o tempo todo. Retomadas para ultrapassagens, por exemplo, tendem a ser rabugentas. Mas esse trem-de-força pode ser o melhor para quem vai dirigir o HB20X principalmente na cidade.

O consumo de gasolina apurado por UOL Carros, principalmente em estrada, foi exatamente o mesmo com os câmbios manual e automático: 11,6 km/litro (o HB20X A/T foi dirigido numa descida de serra).

Em suma, há várias qualidades nesse aventureiro da Hyundai. Uma delas, por sinal, é ter como principal defeito custar caro demais para o tamanho que tem.



Viagem a convite da Hyundai Motor Brasil