Topo

Atlas, destaque da Ford em Detroit, antecipa as linhas da nova F-150

Ford Atlas Concept foi considerado por algumas mídias americanas como a principal atração do Salão - Rebecca Cook/Reuters
Ford Atlas Concept foi considerado por algumas mídias americanas como a principal atração do Salão Imagem: Rebecca Cook/Reuters

André Deliberato

Do UOL, em Detroit (EUA)

22/01/2013 12h26

A picape conceitual Atlas é a maior novidade da Ford no Salão de Detroit 2013. Além de exibir linhas arrojadas e robustas, o protótipo adianta o formato da nova geração da F-150, que deve chegar ao mercado norte-americano em 2014.

Seus números são um exagero (para nós, mas não para os americanos): 6,04 metros de comprimento e 2,05 m de altura -- são 3,81 m de entre-eixos e quase dois metros (1,98 m) só de caçamba.

Quando chegar sua versão de produção, a picape deverá utilizar a "nova geração de motores da linha Ecoboost para picapes e um câmbio automático de seis marchas", diz a Ford. Atualmente, o modelo conta com um motor Ecoboost de 370 cv e 58 kgfm de torque.

O conceito conta ainda com extensa parafernália tecnológica, que vai causar surpresa se estiver na picape de produção: grade frontal e raios das rodas que se abrem e fecham para melhorar a aerodinâmica, estribos e extensões da caçamba móveis.

A Atlas foi apresentada dentro de uma arena de hóquei. Seu nome vem da mitologia grega e representa o titã que carregava a esfera celestial (para alguns, a própria Terra) nos ombros e refere-se, claro, à sua capacidade de carga.