Topo

BMW Série 4 aposenta Série 3 cupê e encara Audi A5

Rupert Stadler, da rival Audi, espia o baixinho BMW Série 4 Coupé em Detroit - Uli Deck/EFE
Rupert Stadler, da rival Audi, espia o baixinho BMW Série 4 Coupé em Detroit Imagem: Uli Deck/EFE

André Deliberato

Do UOL, em Detroit (EUA)

16/01/2013 19h55

A BMW reservou para Detroit duas importantes apresentações: o M6 Grand Coupé (versão esportiva, com 567 cavalos, do cupê executivo grande da marca) e o Série 4 Coupé Concept. Este é o astro da empresa no evento, por representar o surgimento de uma nova categoria dentro da marca.

  • Bill Pugliano/AFP

    Esportivo M6 Grand Coupé foi outra atração alemã

O Série 4 substituirá a atual versão cupê do Série 3, a ponto de utilizar a mesma plataforma. O 4, porém, é maior (tem 4,64 metros de comprimento contra 4,62 m do antecessor) e muito, exageradamente, mais baixo (tem 1,36 m de altura contra 1,43 m do Série 3). O entre-eixos dos dois é o mesmo, de 2,81 m.

Desenvolvido desde 2011, o Série 4 é feito sob medida para o ataque ao Audi A5, que desde que foi lançado, em 2007, não tem concorrentes diretos -- afinal, Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C estão uma categoria abaixo e Série 5, Audi A6 e Classe E seguem acima.

Não duvide que, em breve, a Mercedes apareça com um conceito de algo como... um Classe D. A BMW não revelou os dados técnicos, nem especificou uma data precisa de chegada para o carro real, apontando apenas que será "este ano". Os preços, claro, deverão ser levemente maiores que o de um Série 3, mas longe do Série 5. Rumores dão conta de que novidades sobre o modelo serão vistas já em março, no Salão de Genebra.

DE PERTO
O fato é que, apesar de ainda ser conceito, o Série 4 Coupé está muito próximo de sua versão definitiva. De perto, o carro impressiona pela suavidade dos vincos e pela esportividade de elementos como as entradas (enormes, na base do para-choque) e saídas de ar (nas laterais, logo após as caixas de rodas).

O carro esteve trancado a maior parte do tempo, mas foi possível notar que o interior é bastante parecido com o de um Série 3 habitual, tendo sido desenvolvido para facilitar a vida do motorista. O nível do acabamento é bom como nas versões mais caras do Série 3.

M4
A BMW também confirma que o Série 4 dará origem a um esportivo M4, que deve estrear somente no meio de 2014, ainda sem local ou Salão definidos. Com isso, a marca terá dois esportivos de tamanho parecido, já que o M3 não sairá de linha, a princípio.

Viagem a convite da Anfavea