Topo

Honda recruta Urban SUV Concept para guerra dos jipinhos

Honda mostra seu estudo para SUV compacto com modelo que é maior que rivais - James Fassinger /Reuters
Honda mostra seu estudo para SUV compacto com modelo que é maior que rivais Imagem: James Fassinger /Reuters

André Deliberato

Do UOL, em Detroit (EUA)

15/01/2013 13h23

O segmento de SUVs compactos já está aquecido e deve pegar fogo em breve. A Honda é mais uma marca a colocar um modelo nessa briga -- ou ensair o passo, já que mostrou um ainda conceito no final desta segunda-feira (14), no Salão de Detroit.

O Urban SUV Concept é um jipinho feito sobre a nova plataforma compacta da Honda, que também deve originar uma nova geração do monovolume Fit (mas não há outra relação entre os modelos).

A correspondência entre o SUV pequeno da Honda, que foi posicionado pela marca entre Fit e CR-V quanto aos preços (ainda que cifras não tenham sido reveladas, dá para estimar R$ 60 mil como valor médio), e outros modelos rivais que já estão ou devem chegar ao mercado é direta. Renault Duster (de origem Dacia), Renault Captur, Chevrolet Trax (que se chamará Tracker no Brasil), Peugeot 2008, o futuro Volkswagen Taigun, a dupla Ford Escape/Kuga para os países desenvolvidos e, claro, o Ford EcoSport para os brasileiros estão nesta arena.

MAIOR DE TODOS
Com 4,30 metros de comprimento, o Urban SUV Concept é apenas 23 cm menor que o crossover CR-V e maior que grande parte dos concorrentes do segmento. De acordo com a Honda, sua mecânica também será compartilhada com a próxima geração do Fit.

Ele ainda é só um protótipo, mas as primeiras unidades de produção do modelo chegam ainda este ano ao mercado japonês. Os Estados Unidos serão os próximos a receberem o SUV, no começo de 2014, e a Europa conhecerá o carro em meados do mesmo ano.

O México também produzirá o novo Fit e o SUV pequeno no segundo semestre de 2014, na fábrica de Celaya -- e isso facilita a importação para o Brasil. Assim, o lançamento no país está programado para 2015, com um senão: a Honda ainda não decidiu se irá realmente importá-lo ou se prefere produzi-lo localmente. Pelo visto, o tempo dirá qual o tamanho da importância de um "SUVinho" para a Honda.

Viagem a convite da Anfavea