Topo

Toyota surpreende e mostra um futuro "furioso" para o Corolla

Toyota Corolla Furia Concept surge no Salão de Detroit: e agora, Honda Civic? - Scott Olson/AFP
Toyota Corolla Furia Concept surge no Salão de Detroit: e agora, Honda Civic? Imagem: Scott Olson/AFP

André Deliberato

Do UOL, em Detroit (EUA)

14/01/2013 21h48

A Toyota surpreendeu ao mostrar, na tarde desta segunda-feira (14), em Detroit (EUA), o Corolla Furia Concept, conceito de sedã-médio que será a base do futuro Corolla, que deve chegar ao mercado em 2014.

Enquanto divulgou teasers, a fabricante jamais citou o nome Corolla, seu modelo mais famoso e carro mais vendido de todos os tempos. O que se esperava era um sedã esportivo -- até por causa do nome.

Segundo a Toyota, o carro foi desenhado com base no tema "Iconic Dynamism" (literalmente, "dinamismo icônico", seja lá o que isso signifique), que "utiliza elementos atraentes para seduzir a juventude". O slogan evidencia a estratégia da marca para tentar vender o carro a um público mais jovem que o do atual consumidor do Corolla -- e que, em tese, hoje está com o arquirrival Honda Civic.

Os elementos inseridos na carroceria massuda, de terceiro volume bem curto (à la notchback), são "pontiagudos", incluindo faróis com LEDs e lanternas com formato bastante agressivo. Há detalhes em fibra de carbono, como saias, para-lamas e o aerofólio (material que não deve se manter no carro de produção). O que se viu em Detroit não tem nada a ver com projeções já publicadas até hoje sobre como seria o novo Corolla. Os dados técnicos não foram revelados.

CRESCEU
O Corolla Furia Concept tem 4,62 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, ou seja, é um pouco maior que o atual Corolla (4,54 m, guardando 2,60 m de entre-eixos). A Toyota não divulgou sobre qual plataforma o sedã será feito.

A marca japonesa desconversa sobre quando o carro começa a ser produzido, e apenas frisa que o protótipo servirá de inspiração para seus próximos sedãs. Mas tudo indica que deva substituir automaticamente o atual Corolla, como nova geração. No Brasil, o carro é fabricado em Indaiatuba (SP) e sofreu seu último facelift em 2010.

 

Viagem a convite da Anfavea