Topo

Volks diz que só MP gaúcho não aceitou reparos em Gol, Voyage e Fox

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2013 18h47

Numa atitude pouco usual, a Volkswagen do Brasil divulgou neste sábado (12) uma nota oficial respondendo em tom áspero à decisão da Justiça do Rio Grande do Sul, que determinou o recall de estimadas 400 mil unidades de Gol, Voyage e Fox fabricadas em 2009 e 2010.

Conforme UOL Carros adiantou nesta sexta (11), os carros a que a decisão da Justiça gaúcha se refere são os mesmos chamados para revisão pela Volkswagen na campanha de "oficina ativa" (e não de recall) iniciada no final de outubro de 2009, depois de meses de rumores sobre problemas nos motores VHT (1.0 e 1.6) da gama da fabricante. Para ela, a questão estava encerrada.

Neste sábado, a Volks reafirmou que ainda não foi notificada da decisão judicial, tomada no último dia 7 e divulgada quatro dias depois no site da Justiça do RS. Leia abaixo, em destaque, a íntegra da nota oficial da fabricante.

A Volkswagen do Brasil esclarece que:

Não foi notificada oficialmente da decisão judicial. A empresa, em 2009, constatou o inconveniente, que não representava nenhum risco à integridade física e a segurança do consumidor.

A Volkswagen pró-ativamente comunicou e detalhou o fato às autoridades como o DPDC [defesa do consumidor], o Procon e os Ministérios Públicos de diversos Estados do Brasil à época, que entenderam o tema e aceitaram a proposta feita pela Volkswagen que para a solução do caso fosse realizada uma campanha de oficina ativa em todas as autorizadas da marca, para verificação e a troca de óleo do motor sem custo para os clientes. Adicionalmente, foi dada uma extensão de garantia aos motores envolvidos na campanha de oficina ativa.


A exceção foi o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Desde então, a Volkswagen fez diversas apresentações técnicas à entidade daquele Estado no sentido de dar todos os esclarecimentos necessários. Surpreendeu-nos portanto a manifestação da Justiça riograndense, da qual tomamos conhecimento pelos jornais, primeiro por não termos sido notificados, e segundo, pelo assunto não envolver questão ligada a segurança, conforme amplamente divulgado à época.

A Volkswagen está sujeita a pagar multas diárias caso descumpra as determinações da Justiça do RS, que valem para todo o Brasil.