Topo

Peugeot 208 já aparece na rua como virá ao mundo em 2013

Peugeot 208 vermelho, visto completamente limpo, em rua de Serra Negra, no interior de São Paulo - Murilo Freitas De Santi/UOL
Peugeot 208 vermelho, visto completamente limpo, em rua de Serra Negra, no interior de São Paulo Imagem: Murilo Freitas De Santi/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/12/2012 21h15

Dá tempo para acontecer mais alguma coisa em 2012? De fato, dá: em tempos de mercado aquecido e competição acirrada, a Peugeot decidiu não se deixar esquecer e colocou uma unidade do hatch 208, sua principal aposta para 2013 e certamente uma dos modelos mais importantes da história da marca no país, para rodar sem qualquer camuflagem em Serra Negra (SP).

A unidade vermelha foi flagrado por Murilo Freitas de Santi estacionada na rua Sete de Setembro, no centro da cidade. Segundo o leitor de UOL Carros, o carro usa placas de Porto Real (RJ), sede da PSA Peugeot Citroën. A ausência de qualquer camuflagem somada ao uso de placas cinzas (destinadas a carros particulares, de utilização comum) indica que não há mais o que esconder no projeto do 208 nacional.

O carro havia sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, sem qualquer disfarce, claro, mas muitos detalhes (sobretudo sob o capô) poderiam ser alterados até o momento do lançamento. O período de chegada, aliás, já está definido: será em março de 2013, sendo que uma pré-lançamento -- com direito a versão limitada, numerada e muito bem equipada -- deve agitar o país logo no começo do ano novo.

  • Murilo Freitas De Santi/UOL

    Por outro ângulo, a traseira do hatch exibe lanternas em forma de C (ou bumerangue)

Voltando ao carro flagrado, de Santi afirma que teve a atenção chamada não belo tom de vermelho, nem pelo design arrojado que deixa todos os outros carros da imagem antiquados, mas sim pelo "nome da marca embaixo do seu logo no capô", fazendo referência ao novo padrão de emblemas da marca francesa, repetido na base da vigia traseira, já visto em modelos importados, como sedã 508.

Ainda segundo o internauta, o carro (que não tinha qualquer emblema alusivo à versão) aparentava ter um pacote mais "completão", com bancos em couro e muitos frisos cromados, como na moldura de grade luzes de neblina.

De fato, o 208 chegará ao país com premissa de compacto premium, com interior bastante recheado, deixando o papel de modelo mais básico ao atual 207. Há até a promessa de uma futura versão esportiva, a GTi, confirmada na Europa e exibida no Salão de São Paulo com uma bandeirinha do Brasil sobre o para-choque frontal. As configurações habituais, como a do carro visto nestas imagens, deverão contar com os mesmos motores flex do Citroën C3, irmão de plataforma: 1.5 (93 cavalos com etanol e nota A do Inmetro) e 1.6 Flex Start (sem "tanquinho", com 122 cv), gerenciado por câmbio manual de cinco marchas e automático de quatro velocidades -- embora uma surpresinha com o câmbio de seis marchas fosse bem-vinda. 


COMO PARTICIPAR
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br