Topo

Hyundai HB20 é eleito o carro de 2012; Ford Ranger é a melhor picape

Hyundai HB20: compacto teve moleza entre os rivais diretos, mas vitória suada na votação geral - Murilo Góes/UOL
Hyundai HB20: compacto teve moleza entre os rivais diretos, mas vitória suada na votação geral Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/12/2012 07h00

O Hyundai HB20 é o melhor carro de 2012. O modelo da marca sul-coreana, fabricado desde setembro em Piracicaba (SP), foi consagrado por um júri de 12 jornalistas do setor automotivo, formado a convite de UOL Carros.

O modelo da Hyundai também foi escolhido o melhor carro na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Nela, o HB20 pode ser encontrado em versões com motor 1.0 ou 1.6.

O critério para dividir os carros foi o preço. UOL Carros avalia que, em boa parte das decisões de compra, é o fator econômico que pesa mais. Mesmo que o cliente tenha preferência por um tipo específico de carroceria (por exemplo, sedã, utilitário esporte, minivan), ele vai procurá-la numa determinada faixa de valores. Os intervalos iniciais foram de R$ 10 mil, aumentando à medida que o preço mínimo subia.

A única exceção ficou com as picapes, que concorreram numa categoria à parte, sem restrição de valor. Já o voto no carro do ano foi dado em separado, e deveria ser atribuído obrigatoriamente a um dos modelos escolhidos anteriormente pelo eleitor.

+ Veja quem ganhou em cada categoria:

Até R$ 30 mil
CHEVROLET ONIX
O estreante da GM custa R$ 29.990 na versão básica, a LS 1.0, que já inclui itens como ABS/EBD, airbags e direção hidráulica. Um pacote robusto, inigualado pelos rivais, que já deixa o modelo pronto para as regras de 2014. Por isso, teve seis votos. Agora cabe ao eventual comprador exigir que as concessionárias garantam este preço atraente. Sintomaticamente, nem a assessoria da GM tinha fotos do Onix LS para ceder a UOL Carros.

De R$ 30 mil a R$ 40 mil
HYUNDAI HB20
O melhor carro de 2012 venceu em uma faixa de preços em que oferece nada menos que cinco versões, três com motor 1.0 e duas com o mesmo 1.6 do novo i30. Estilo arrojado, acabamento de carro mais caro, ousadias como um motor 3-cilindros bicombustível e conteúdo farto a preços razoáveis foram decisivos para sua folgada vitória com sete votos.

De R$ 40 mil a R$ 60 mil
CITROËN C3

Nesta categoria houve um empate de franceses: o C3 teve três votos, mesmo escore do Renault Fluence, que custa R$ 57.850 na versão de entrada Dynamique (as demais ficam acima do limite). O critério de empate dava a vitória ao modelo mais barato, e por isso a nova geração do compacto francês é a eleita: mesmo com preço reajustado após o lançamento, a versão top, Exclusive 1.6 automática, custa R$ 55.340.

De R$ 60 mil a R$ 90 mil
VOLKSWAGEN JETTA TSI

Aqui brigaram desde compactos premium até sedãs médios turbinados, passando por carros de imagem e SUVs. O carro da Volks, lançado no ano passado, teve quatro votos, certamente de apreciadores de seu estilo sóbrio, seu motor turbo de 200 cv e câmbio automático de seis velocidades. Para que não restassem dúvidas, o Novo Volkswagen Fusca ficou em segundo, com três votos e a mesmíssima plataforma do vencedor.

De R$ 90 mil a R$ 200 mil
BMW 328i (SÉRIE 3)
O sedã alemão em sua versão intermediária (entre 320i e 335i) fica um pouco abaixo do limite de preço e traz motor 2.0 com turbocompressor duplo, capaz de entregar perto de 250 cavalos. Teve quatro votos, numa vitória apertada sobre o novo Ford Fusion Titanium, que teve três.

Superluxo (acima de R$ 200 mil)
PORSCHE 911 CARRERA

A Sttutgart, representante da Porsche no Brasil, promoveu em agosto um raro evento de desgustação para jornalistas de um dos carros da marca. Poder dirigir o 911 Carrera S numa pista de corrida relativamente desafiadora, na qual ele se sente em casa, serviu para garantir 4 votos ao modelo alemão, numa categoria muito pulverizada (foram lembrados carros de Audi, BMW, SRT e até Bentley). A gama do 911 Carrera à venda no Brasil tem 19 variações.

Melhor picape
FORD RANGER

O modelo da Ford, que praticamente ressuscitou com a chegada da nova geração em 2012, protagonizou uma disputa voto a voto com a Volkswagen Amarok, que neste ano ganhou um excelente câmbio de oito marchas e consolidou seu portfólio. Todos os 12 votos foram para uma das duas picapes, mas a da Ford, completamente renovada, global e com muita tecnologia embarcada, terminou à frente com sete votos.

Melhor carro de 2012
HYUNDAI HB20

Numa amostra de como o mercado automotivo nacional é variado, a vitória do HB20 (que alguns consideravam "galinha morta") não foi nada fácil. O compacto teve quatro votos, o equivalente a 33,5% do total. Em segundo lugar ficou o Chevrolet Onix, com três votos (25%); e o bronze foi para o Ford EcoSport, com dois (16,7%). O melhor carro de 2012 já é um sucesso nas lojas: a Hyundai emplacou 11.388 unidades do HB20 até o final de novembro, mês em que ele ficou entre os dez mais vendidos no país (nono lugar, considerando carros de passeio e comerciais leves).

+ Veja quem votou:

Claudio Luís de Souza (editor de UOL Carros)
Eugênio Augusto Brito (editor-assistente de UOL Carros)
André Deliberato (redator, UOL Carros)
Anelisa Lopes (editora do iCarros)
Benê Gomes (apresentador do Auto+)
Fabrício Samahá (editor do Best Cars)
Fernando Calmon (colunista do UOL)
Joel Leite (diretor da agência AutoInforme)
Jorge Meditsch (editor do AutoEstrada)
Larissa Florêncio (editora do Carsale)
Luís Perez (editor do Carpress)
Luiz Humberto Monteiro Pereira (editor do MotorDream)