Topo

Infiniti chega ao Brasil em 2014 apostando em SUVs

SUV Infiniti JX: primeira aposta da marca de luxo será em utilitários; depois, virá um sedã esportivo - Divulgação
SUV Infiniti JX: primeira aposta da marca de luxo será em utilitários; depois, virá um sedã esportivo Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2012 16h04

A Infiniti, divisão de luxo da Nissan, confirmou neste sábado (24) que vai trazer seus carros ao Brasil a partir do segundo semestre de 2014. Inicialmente serão apenas duas concessionárias: uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, ambas em locais a definir. Até 2017, a marca pretende chegar a 13 ou 14 pontos de venda, sempre nas principais capitais estaduais.

O portfólio da marca no Brasil terá três modelos, em várias configurações de acabamento. Dois deles são conhecidos: os SUVs FX e JX. O terceiro carro será menor: um sedã de porte médio, com pegada esportiva e totalmente inédito. Pelo menos por ora, os sedãs da linha M, que tiveram exemplares fotografados no Brasil, não estão previstos para lançamento.

Num primeiro momento da operação, apenas os carros com motores V6 serão vendidos. Os preços da gama ficarão entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. A estratégia da Nissan/Infiniti é a mesma de Toyota e Honda com suas submarcas de prestígio, Lexus e Acura (a primeira já está por aqui): apostar no emergente mercado brasileiro. A Infiniti não oferece números, mas espera corresponder a 5% do mercado de automóveis premium.

A marca ainda diz que irá monitorar e conversar com os clientes que já haviam importado modelos de forma independente; são aproximadamente 2 mil veículos em circulação no Brasil (cerca de 60 unidades só em 2012). O foco, segundo Johan de Nysschen, presidente mundial da Infiniti, é "atingir as classes A e B que hoje compram Audi, BMW e Mercedes, oferecendo-lhes carros esportivos e de design surpreendente".

A informação sobre vinda da Infiniti ao Brasil foi antecipada por UOL Carros, que, no entanto, avaliou que o primeiro lançamento deveria ser um sedã M. O anúncio oficial da operação local da marca foi feito no autódromo de Interlagos, durante visita de Nysschen ao local na etapa de treinos classificatórios da prova. A Infiniti é parceira da Red Bull Racing (RBR), e o piloto Sebastian Vettel é seu garoto-propaganda.