Trabalhadores que fabricam HB20 entram em greve, mas Hyundai promete honrar entregas
Os operários da unidade da Hyundai em Piracicaba, no interior de São Paulo, anunciaram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (13), apenas quatro dias após a inauguração oficial da fábrica, que produz o compacto HB20, modelo projetado e produzido exclusivamente para o mercado brasileiro. Pela manhã, os trabalhadores do primeiro turno haviam rejeitado a proposta de reajuste da marca e cruzado os braços; à tarde, por volta de 17 horas, foram seguidos pelos companheiros do segundo turno após nova reunião.
De acordo com a Hyundai, as negociações seguem ocorrendo e uma nova assembleia será feita na quarta-feira, mas a proposta de piso de R$ 1.600 tende a ser mantida pela fabricante. Os trabalhadores querem um piso de R$ 1.800, além de outros benefícios. O que se busca agora, segundo a marca coreana, é um meio-termo entre as partes com ambos os lados cedendo em alguns pontos e acordando em outros.
Apesar da cerimônia de inauguração de Piracicaba ter ocorrido apenas no último dia 9, a fábrica está produzindo de fato desde o dia 20 de setembro. O HB20 foi apresentado à imprensa especializada no dia 13 de setembro (relembre e veja preços versões e impressões sobre a versão mais equipada do modelo aqui) e teve suas vendas iniciadas no último dia 10 de outubro (saiba mais aqui).
Além disso, os trabalhadores da unidade têm o mês de novembro como data-base, seguindo o calendário estabelecido pelo movimento sindical do setor metalúrgico, não as datas de fundação ou inauguração da fábrica.
De acordo com a assessoria da fabricante, a paralisação foi decidida pelos representantes do primeiro turno de produção, que assumiria suas funções às 6 horas da manhã desta terça-feira. Em assembleia iniciada ainda na segunda-feira (12), os trabalhadores discordaram da proposta de aumento feita pela Hyundai e não começaram a jornada de trabalho do dia. Uma nova assembleia, encerrada às 17h deste terça-feira e conduzida pelos representantes dos trabalhadores do segundo turno de produção e da Hyundai, ratificou a decisão inicial dos grevistas.
Segundo a Força Sindical, entidade à qual estão vinculados os metalúrgicos de Piracicaba, o piso salarial pago pela Hyundai passaria dos atuais R$ 1.287 para R$ 1.600 (aumento de 24,47%), abaixo das pretensões da entidade e dos operários, que buscam um salário-base de pelo menos R$ 1.800. Para a Força, a situação é apenas um desdobramento da falta de acordo em negociações iniciadas ainda na fase de implantação da fábrica, quando apenas 100 operários estavam trabalhando na unidade.
Além da discussão sobre o piso, os trabalhadores também estudam a proposta de aumento de cerca de 8% nos salários gerais, com ganho automático de 5% após seis meses de trabalho e novos reajustes de 5% após um e dois anos de trabalho, além de benefícios, revisão da jornada de 40 horas semanais e direito à PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
HYUNDAI PROMETE ATENDER DEMANDA
Mesmo que haja uma surpresa e os trabalhadores do segundo turno decidam trabalhar, a Hyundai admite que não conta com a produção que seria esperada das primeiras oito horas (primeiro turno) desta terça-feira. A empresa não informa qual seria o atraso total em termos de unidades não produzidas, mas a capacidade média de produção de Piracicaba é de 34 carros por hora, em situações normais. Apesar da conta de multiplicação ser simples, o resultado prático pode ser alterado por uma série de fatores.
O certo é que a Hyundai afirma que manterá o compromisso divulgado na inauguração de entregar 26 mil unidades do HB20 até o final do ano. A demanda pelo novo modelo é alta: de acordo com a Fenabrave (entidade que reúnes os concessionários do país), pouco mais de 3 mil unidades do hatch foram emplacadas em outubro. Pelas contas da Hyundai, cerca de 10 mil unidades foram entregues aos lojistas desde o lançamento do carro e há outros 50 mil pedidos fechados (traduzindo, com pagamento efetuado).
Ou seja, com ou sem greve muitos dos compradores do compacto da Hyundai só irão receber o carro comprado agora em 2013, fato já apontado por UOL Carros.
O HB20 é um dos lançamentos que marcaram o setor automotivo no ano, a ponto de já ter uma variante anunciada -- o "aventureiro" HB20X, mostrado no Salão do Automóvel (veja mais aqui) --, além da carroceria sedã prometida para 2013. Ambas sairão da fábrica da Piracicaba, como o hatch.
Além disso, o carro estreou bem na avaliação do Inmetro de carros mais eficientes com nota A de consumo para o motor flex de três cilindros e 1 litro (saiba mais sobre os menos "gastadores" aqui).
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