Topo

Renault Symbol copia novo Logan, melhora muito e abre caminho para o Brasil

Novo Symbol turco: sob o diamante, é o novo Logan romeno, mas com classe de Fluence - Reprodução
Novo Symbol turco: sob o diamante, é o novo Logan romeno, mas com classe de Fluence Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2012 19h44Atualizada em 01/11/2012 19h44

A Renault turca mostrou nesta quinta-feira (1) a nova geração do sedã Symbol, que será lançado oficialmente no Salão de Istambul e deve iniciar 2013 nas lojas do país europeu, bem como no norte da África.

Agora preste atenção às imagens! O carro deixou de ser insosso com uma solução "simples": bastou jogar o antigo fora Symbol -- aliás, fracasso de vendas total aqui no Brasil, de onde chega importado da Argentina -- e adotar o novo Dacia Logan (veja como ele é no álbum de fotos que UOL Carros fez no Salão de Paris) como base, mas com um pouco mais de refino no acabamento. Não ficou muito melhor?

As imagens falam por si e mostram um carro mais bonito e também classudo (para um compacto, claro), com biquinho prolongando o para-choque dianteiro (como no Volkswagen Jetta); faróis de duplo refletor que se integram à nova grade frontal (agora com o diamante da Renault ao centro); vincos laterais herdados do novo Logan; tampa do porta-malas que se prolonga num spoiler e faz a traseira parecer maior (alguém lembrou do Corolla?); interior com plásticos texturizados, ainda duros, mas de aparência melhor em relação ao visto no Logan (tanto o novo europeu, quanto o "antigo", ainda vendido aqui no Brasil); e, ponto alto, painel de instrumentos renovado (herdado do sedã médio Fluence, veja só) e o MediaNav.

O equipamento multimídia, aliás, é a nova aposta da Renault e já é onipresente nos modelos do grupo: em Paris, os renovados Sandero, Sandero Stepway e Logan o exibiam; aqui no Brasil, estreou no Duster Tech Road, mas a partir do Salão do Automóvel de São Paulo se estenderá a Logan e Sandero locais. Seu mérito é integrar o sistema de som e navegação ao celular, de forma rápida e simples, como nos apps de smartphone, coqueluche de todo motorista atualmente.

Fica a pergunta no ar: se o novo Symbol é o Logan de segunda geração com o diamante da Renault na grade e um pouco mais de "brilho", será ele a aposta para ser o novo sedã compacto da marca no Brasil? Tudo indica que sim, resta aguardar.