Últimas de Carros

Audi R8 Spyder GT, R$ 1,2 milhão, promete 15 minutos de fama ao público do Salão de SP

Murilo Góes/UOL
Audi R8 Spyder GT: a placa é alemã, mas o carro estará no salão para ser acelerado por todos imagem: Murilo Góes/UOL

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

A Audi quer enlouquecer muita gente durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que abre suas portas ao público na próxima semana. E não apenas os podres-de-rico interessados no R8 Spyder GT, configuração conversível do superesportivo com preparação inspirada nas pistas e que terá apenas duas unidades à venda no país por R$ 1,2 milhão, cada. A marca promete entregar o volante do bólido a qualquer visitante do evento devidamente habilitado. E sem cobrar nada para tanto.

É o passe livre para 15 minutos -- tempo aproximado de cada volta -- de fama e de loucura. Assim como ocorre com o cupê de R$ 1 milhão avaliado por UOL Carros há 14 meses, o Spyder GT faz parte de uma série limitada, com 333 unidades feitas artesanalmente e equipadas com motor V10 de 5,2 litros. Retrabalhado, o propulsor ganha 40 cv de potência e chega aos 567 cavalos com torque de 55 kgfm de torque para empurrar o Audi à máxima de 317 km/h, com aceleração oficial de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. 

- CLIQUE E CONFIRA DIAS E HORÁRIOS DE ABERTURA DO SALÃO DE SP

Mais do que suficiente para fazer qualquer um perder o juízo na reta do Anhembi, como pudemos comprovar durante um "passeio" acima dos limites a bordo do conversível de 1.715 quilos (100 kg a menos que o R8 GT fechado), nesta quinta-feira (18), em uma estrada livre nos arredores de São Bernardo do Campo (SP). Foram 15 minutos de doses altas de adrenalina liberadas na corrente sanguínea a cada pisada no acelerador -- exatamente o mesmo tempo que cada visitante do Anhembi terá.

Não sabe o que é possível (ou não) fazer neste tempo? Assista à passagem em que UOL Carros passou dos 324 km/h, numa pista de avião, a bordo do Audi R8 GT cupê para ter uma ideia:


RECEITA DE GT
Além do enorme motor, o R8 Spyder GT tem aerofólio fixo, spoilers distribuídos pela carroceria e banco do tipo concha, tudo de fibra de carbono. Os freios são de liga carbono-cerâmica com discos gigantescos -- só assim conseguem ancoram a máquina. A dupla de escapes esconde dois canos cada, totalizando quatro saídas. Apenas duas delas funcionam em momentos de tocada dócil (na cidade, por exemplo), quando o carro pode ser conduzido suavemente no modo automático, com trocas de marchas quase imperceptíveis feitas pelo câmbio automatizado R Tronic de seis marchas. Um botão no console aciona o modo esportivo e abre as borboletas, liberando o rugido gutural do motor central-traseiro para ecoar por todas as saídas.

NÃO GOSTOU? TEM MAIS NO SALÃO

  • Divulgação

    A nova geração do sedã Ford Fusion (acima) e o compacto Peugeot 208, evolução do 207, também prometem 'causar' no Pavilhão do Anhembi

  • Divulgação

QUERO ANDAR, COMO FAÇO?
Segundo a assessoria da Audi, a ideia é permitir que pelo menos 21 pessoas guiem o R8 Spyder GT (haverá ainda um R8 Spyder "normal", um S5 (cupê-conversível grande com pacote esportivo) e um TTS disponíveis no "rodízio") por dia, durante os 12 dias de duração do Salão de São Paulo, entre 24 de outubro e 4 de novembro. Os testes ocorrerão em paralelo ao funcionamento do salão, que no primeiro dia (próxima quarta) abrirá suas portas das 14h às 22h. A partir do dia 25, o horário oficial será das 13h às 22h, exceto no última dia (04/11), com funcionamento entre 11h e 19h.

Para "organizar a bagunça", a Audi exigirá que os interessados compareçam ao estande da ação, que não será montado dentro do Anhembi, mas no hotel Holliday Inn localizado ao lado do pavilhão, munidos do ingresso de entrada do salão para agendar a volta. O test drive deverá ser marcada para o mesmo dia, obrigatoriamente.

Contas feitas muito por baixo indicam que mais de 200 pessoas poderão colocar imagens enlouquecedoras em suas contas nas redes sociais e ter séculos de histórias para contar aos amigos. Poderão dizer, no mínimo, que aceleraram o carrão antes do próprio dono. E sem pagar um tostão.

TEM MAIS?
Dentro do Anhembi, no estande, a Audi vai mostrar outra unidade do R8 Spyder GT e mais o S5 (Sportback de R$ 355.900; Coupé de R$ 360.900; e Cabriolet de R$ 387.900), além dos pequenos A1 Sport (185 cv) e Sportback (quatro portas), já lançados mas ainda com cheiro de novo.

Topo