Topo

Mercedes-Benz Classe A é o carro mais belo do Salão de Paris 2012

Mercedes-Benz Classe A 250 Sport: olhe bem, preste atenção a toda essa beleza - Murilo Góes/UOL
Mercedes-Benz Classe A 250 Sport: olhe bem, preste atenção a toda essa beleza Imagem: Murilo Góes/UOL

Claudio Luis de Souza

Do UOL, em Paris (França)

28/09/2012 17h36

A afirmação do título desta reportagem é de UOL Carros. Não é resultado de pesquisa nem de experimento científico. O carro mais belo do Salão de Paris 2012 é o Mercedes-Benz Classe A porque... é.

Esqueça o monovolume meio desajeitado que a Mercedes chegou a fabricar no Brasil. Isso é passado e está devidamente enterrado. O Classe A de que falamos foi redesenhado radicalmente e virou outro carro -- para começar, agora é um hatchback corpulento, compacto para os padrões europeus, mas médio para o mercado brasileiro.

Os designers capricharam na escolha de linhas do modelo. Os vincos laterais lembram um pouco o BMW Série 1, rival direto do Classe A -- mas o carro da Mercedes tem motor transversal, e por isso não precisa de uma porção dianteira tão alongada quanto a do carro bávaro. Por isso também ele é mais elegante.

A traseira arredondada pode ter sido inspirada pelo Audi A3, outro inimigo preferencial do Classe A. Sem expertise em modelos dois-volumes, seria natural a Mercedes buscar referências na casa do vizinho. No entanto, as lanternas são totalmente diferentes, muito mais bem-resolvidas no novato.

Fora o belo visual, o Classe A traz à gama da Mercedes mais uma dose de "comprabilidade", já administrada pelo Classe B. Na Europa o hatch vai partir de 24.900 euros, com motor 1.6 (o Classe B parte de 25.900). A configuração A 250 Sport, com motor 2.0 e que, enquanto não surgir a trabalhada pela AMG, será a mais cara da gama, tem uma unidade exposta em Paris com etiqueta de 50.530 euros.

O Classe B será lançado no Brasil na próxima semana (3 e 4 de outubro). Com os preços dele em mãos, será possível estimar valores para o Classe A, que chega apenas em meados de 2013. O que é 99% certo: o A vai custar mais que o B. Aguardemos.

Viagem a convite da Anfavea