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Atualizada em 01.10.2012 10h12

Volkswagen promete Golf com consumo de 31,2 km/litro

Murilo Góes/UOL
Golf BlueMotion na prévia do Salão de Paris, nesta quarta-feira (26): esse vai longe, diz a Volks imagem: Murilo Góes/UOL

Claudio Luis de Souza

Do UOL, em Paris (França)

A Volkswagen antecipou na noite desta quarta-feira (26) suas principais atrações no Salão de Paris. O destaque ficou com a sétima geração do Golf, modelo campeão de vendas na Europa, e especificamente a sua variação BlueMotion, voltada à economia e às baixas emissões de poluentes e gases estufa. A promessa dela é percorrer mais de 30 km com um único litro de combustível.

Visualmente, a gama Golf mudou pouco em relação à sexta geração. A dianteira teve alterações sutis e a traseira ganhou robustez, parecendo mais alta devido ao afilamento das lanternas -- as quais trazem os grafismos "ponto-e-vírgula" adotados na linguagem visual da Volks (o conjunto óptico dianteiro ganhou formas retilíneas sob as lentes). A plataforma agora é a MQB, modular e global, e a Volkswagen faz questão de alardear que o Golf convencional (não-BlueMotion) também bebe pouco com seus motores a gasolina e diesel.

Não há posição oficial da Volks sobre uma eventual chegada da nova geração do hatch médio ao Brasil -- discute-se até o possível local de fabricação (Brasil, México, Argentina). Mas é certo que uma empresa global como a Volkswagen tem de dar um jeito no carro defasado vendido em nosso país.

POSTO ZERO
Quando chegar às lojas da Europa, o Golf BlueMotion, ainda um conceito (as vendas começam em meados de 2013), será quase igual ao carro comum -- mas detalhes de estilo podem mudar quando ele entrar em produção. Mas o que interessa mesmo em sua proposta é a meta de rodar 31,25 km com apenas um litro de combustível. No caso, de diesel, que na Europa é liberado para carros de passeio.

Trata-se de uma economia de combustível 15% maior que a da geração anterior da versão, de 2009 (o primeiro Golf BlueMotion é de 2007).

O tanque de 50 litros do modelo, sempre segundo dados da Volks, garantiria uma autonomia quase surreal de 1.562 km com um único abastecimento. Numa Europa com excelentes redes de transporte público, o motorista médio percorre 15 mil km anuais. Com o Golf BlueMotion, ele iria ao posto apenas dez vezes por ano.

Claro, são números oficiais e obtidos em condições favoráveis. Para chegar a eles, o Golf BlueMotion conta com um propulsor de 1,6 litro com turbocompressor e injeção direta de diesel, capaz de gerar cerca de 25 kgfm a 1.500 rpm. O carro de produção também deve sair da fábrica 63 kg mais magro que o atual. Sistema start/stop (desliga o motor nas paradas), pneus de baixo atrito e alta pressão, relações de marcha alongadas e detalhes externos aerodinâmicos compõem o pacote de economia do modelo.

A linha BlueMotion da Volkswagen brasileira é mais modesta em termos tecnológicos (por exemplo, usa motor bicombustível aspirado), mas obtém resultados interessantes, como os bons 21,3 km/litro de gasolina cravados pelo Fox.

TUDO AZUL?
O novo Golf BlueMotion também sinaliza uma predominância dessa solução no futuro da gama compacta da Volks, já que passará pela primeira vez a contar com duas opções de acabamento e conteúdo, denominadas Trendline e Comfortline. Ambas repetem itens comuns a toda sétima geração do Golf, como sete airbags (sim, sete), controle de estabilidade e, no caso da variação top, rodas de 16 polegadas.

Cabe a pergunta: será que um dia todos os Volks serão BlueMotion?

Bem, não necessariamente. Martin Winterkorn, chefão do grupo alemão, afirmou durante a apresentação em Paris que até 2014 serão lançados nada menos que 140 carros ao redor do globo -- muitos serão reestilizações, evidentemente, mas haverá um número indeterminado de reengenharias para dotar certos modelos de tecnologia híbrida (motor a combustão mais motor elétrico) do tipo plug-in (recarregável na tomada). Já em 2013 isso acontece com os Porsche 911 e Panamera; em 2014, com Golf e Cayenne.

  • Murilo Góes/UOL

    Modelos das marcas do grupo Volkswagen em Paris; aguarde 140 novidades até 2014

Outras atrações das marcas do grupo Volkswagen apresentadas na prévia desta quarta foram o conceito Porsche Panamera Sport Turismo, semelhante à Ferrari FF; o Audi A3 Sportback, bela quase-perua da fabricante alemã; o hatch médio Leon, da espanhola Seat, estiloso e até ousado; o novo Rapid, da Skoda, sedã até que aceitável visualmente dentro do portfólio esquisitão da marca tcheca; e os supercarros de Lamborghini (Gallardo LP560), Bugatti (Veyron Vitesse, que vai a 410 km/h) e Bentley (Continental GT3, de pista).


Viagem a convite da Anfavea

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