Chevrolet Onix revela seu visual em filmagem na cidade de São Paulo

Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP)

Embora o ano se encaminhe para o fim, o setor dá mostra de ter fôlego infindável, com as principais montadoras tendo ainda bastante a mostrar. Depois de Hyundai HB20Toyota Etios, neste domingo (23) foi a vez de outra novidade para o principal filão do mercado se apresentar: eis o Chevrolet Onix.

O fato das imagens feitas pelo leitor Henrique Defacio, de São Paulo (SP), estarem um pouco tremidas não lhes tira a importância: elas desvendam, antecipadamente, o visual do novo hatch compacto da GM, que será lançado oficialmente no dia 21 de outubro, último domingo antes do Salão do Automóvel de São Paulo, onde o carro será mostrado ao público consumidor.

Pensado para encarar o líder Volkswagen Gol (rival maior de todos os novos "players" do segmento), o Onix também terá de se virar contra o carro piracicabano da Hyundai, além de Fiat Uno e Palio e Nissan March, entre outros -- o Etios, mais conservador e um tanto antiquado, fica num segundo outro plano, a nosso ver.

Segundo o relato enviado pelo internauta, o Onix avistado na avenida Doutor Chucri Zaidan, na Zona Sul da capital paulista, estava no meio de filmagem publicitária -- mesma situação em que UOL Carros apanhou o Hyundai HB20 tempos antes do lançamento. O pessoal da GM, mais experiente, deixou logos e emblemas traseiros cobertos, ao mesmo tempo em que resistiu a tentação de colocar placas publicitárias com o nome Onix no modelo.

Ainda assim, duas imagens permitem perceber todos detalhes de frente, lateral e traseira do hatch, cuja identidade pode ser confirmada pela frente característica -- com grade bipartida -- e pela traseira que lembra demais a do Gol G5 anterior à reestilização.

Se há a confirmação da identidade, também é possível ver que o Onix terá pequenas diferenças em relação aos "irmãos" de também plataforma Sonic, Cobalt e Spin: uma delas será o desenho do conjunto óptico, que será espichado em direção à lateral, mas afilado, e não abrutalhado como se vê nos lançamentos da GM pós-Agile -- repare como, apesar do halo de luz formado pelo farol principal aceso, é possível notar que as lentes não sobem em direção ao capô, mas seguem em linha contornando a carroceria, movimento indicado pela luz de posição, acesa mais ao canto.

Também é possível observar o desenho diferenciado do para-choque dianteiro, que carrega uma dupla de detalhes onde se aloca a luz de neblina (geralmente, este nicho é feito com um único elemento de realce, não dois). A própria grade em forma de escudo tem sua porção superior, acima da gravatinha dourada, mais estreita num espécie de releitura do que ocorria com a geração anterior do sedã grande Malibu.

A traseira -- cuja lanterna (de fato, parte dela) já havia sido revelada pela GM no começo deste mês, junto à confirmação de que o carro será lançado oficialmente durante o Salão de São Paulo -- se mostra bojuda ao perder a camuflagem, com vidro traseiro mais estreito, à moda do próprio HB20. Voltando às lanternas, é possível reparar na invasão sutil da lateral pelas peças em forma de joia. Por fim, devemos notar que a unidade flagrada neste domingo está pintada no mesmo tom de vermelho do Onix utilizado no anúncio do nome do carro.

Álbum de fotos mostra flagrantes do Ônix
Veja Álbum de fotos

MAIS SOBRE O ONIX
O novo modelo compacto da Chevrolet vai realmente se chamar Onix, como UOL Carros havia adiantado, mas sem acento circunflexo na letra O. 

Como já é sabido, teremos primeiro a carroceria hatchback, que deve chegar ao mercado de fato mais para o final do ano e terá uma dura missão -- enfrentar além do líder Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio, Nissan March, Renault Sandero, mas também os novos Toyota Etios hatch e Hyundai HB20.

  • Divulgação

    Teasers da GM revelam que o novo Chevrolet Onix terá, como opcionais, painel com tela LCD touch screen e câmbio automático de seis marchas -- o mesmo utilizado por Cruze e Sonic

  • Divulgação

Depois, no começo de 2013, será a vez da chegada do Onix sedã -- a carroceria maior está em testes junto com o hatch, pode até ser apresentado este ano, mas ainda precisa de um tempo de maturação.

O novo modelo será fabricado na unidade de Gravataí (RS) e apesar de chegar primeiro como um dois-volumes deve aposentar, de cara, o sedã Prisma atual (algumas fontes acreditam que o novo modelo pode até tomar o lugar do antigo); por outro lado, manterá o Celta (modelo mais vendedor da marca) vivo ainda por um tempo. Passando a linha de automóveis da GM do Brasil a limpo, teremos após a estreia do novo modelo:

- Hatches: Celta, Onix, Agile, Sonic e Cruze.
- Sedãs: Classic, Onix, Sonic, Cobalt, Cruze, Malibu (com a chegada da nova geração ainda indefinida) e Omega. 

O fato é que o Prisma não vende bem há algum tempo e isso contou para sua jubilação -- o  Celta é o modelo mais vendido da marca no país (o quinto no ranking geral da Fenabrave), e seguirá posicionado abaixo do Onix, enquanto o veteraníssimo Classic (11º em vendas gerais) restará na linha por estar puxando os emplacamentos da marca no segmento de sedãs de entrada.

  • Divulgação e Divulgação

    À esquerda, lanterna do VW Gol G5 na edição Seleção. No recorte, é possível ver como Chevrolet Onix (à direita) chega muito perto do modelo antigo daquele que será seu principal rival

MOSTRANDO OS DENTES
A GM trata de mostrar, também, que vai entrar preparada na disputa: a marca americana renovou todo o portfólio da Chevrolet desde o final de 2011, mas muitos dos produtos deixaram no ar a sensação de que faltava algo. A plataforma Gamma 2 -- utilizada em Cobalt, Sonic, Spin e que também é a base do Onix -- garante bom espaço interno e confirma a presença de itens de segurança, como airbags e freios com ABS desde as mais simples configurações. Mas não havia o "plus" (a Volks garante pacotes que podem deixar o Gol tão equipado quanto seus modelos de ponta, ainda que isso custe caro; a Fiat tem customização extrema e até versão Sporting de seu Uno; a Hyundai promete visual arrebatador e bons equipamentos para o HB20, enquanto a Toyota assegura confiabilidade).

DE OLHO NELE

  • Letícia Lovo/UOL

    Embora o líder Gol seja alvo comum de todo hatch compacto, deve haver briga ferrenha também com o Hyundai HB20, cujo estilo arrojado foi mostrado sem disfarces por UOL Carros

A "falta" também será corrigida pelo Onix, que segundo a fabricante contará com opção de câmbio automático de seis marchas (o mesmo utilizado por Sonic, Cobalt e Cruze), além do manual (de cinco marchas), e sistema multimídia com tela de LCD touch screen no painel central. Este último item pode até ser considerado perfurmaria, mas a caixa automática é um item importante para um veículo que enfrentará o cada vez mais abarrotado tráfego urbano e será um diferencial importante do modelo da Chevrolet, uma vez que não é encontrada, neste momento, em nenhum dos rivais, que quando muito contam com caixas automatizadas -- ainda não lançados, Toyota Etios e Hyundai HB20 prometem também ter câmbios automáticos, mas dotados de menos marchas (o modelo da Hyundai deve usar a atual caixa do Picanto, de quatro marchas).

Ainda de acordo com a fabricante, o sistema multimídia (chamado de MyLink) "permitirá ao usuário ouvir músicas e importar fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth".

Resta saber qual será a escolha da GM para a motorização do Chevrolet Onix. Certamente teremos o uso do 1.4 Econoflex (102 cavalos com etanol), ao passo em que outra escolha óbvia é a manutenção do bloco 1.0 para a versão de entrada, ainda que modificada para gerar mais que os 78 cv atuais (com etanol). Seria uma boa surpresa, ainda que improvável, a inclusão do motor 1.6 (atualmente utilizado no Sonic gerando 120 cavalos com etanol) no pacote.

O teaser da traseira do Onix, porém, traz também um senão a reboque: ao lado do nome do compacto há a inscrição LTZ, indicativo da versão mais cara da atual gama da Chevrolet. Com isso, é muito provável vermos as versões LS (de entrada) e LT (intermediária), sem qualquer fuga do script da marca. O problema está no fato de que, à primeira vista, mesmo a configuração mais cara manterá o chato sistema de abertura externa do porta-malas apenas com a chave inserida diretamente no tambor, sem qualquer facilitador (maçaneta, botão etc.).

É A CARA (OU A TRASEIRA) DO GOL
Uma das três imagens divulgadas pela GM junto com seu anúncio do nome do modelo também confirma outra informação dada anteriormente por UOL Carros: o Onix lembra muito o rival Gol. Demais mesmo, sobretudo sua traseira.

É impossível olhar para o recorte de um dos cantos do porta-malas e da lanterna traseira do modelo sem pensar estar mirando a traseira do antigo Gol G5 (antes da reestilização feita em julho).

Como dissemos, o Onix dois-volumes vai tentar atrair o comprador do Gol pela semelhança de alguns elementos.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br

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