Topo

Toyota lança Etios no Brasil com preços a partir de R$ 29.990

A família Etios começa com hatch 1.3, hatch 1.5 e sedã 1.5 - Divulgação
A família Etios começa com hatch 1.3, hatch 1.5 e sedã 1.5 Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em Sorocaba (SP)

17/09/2012 13h07

A Toyota recebeu a imprensa especializada em "casa" para, finalmente, lançar seu primeiro carro compacto após uma série de eventos de pré-lançamento, no Japão e no Brasil. Foi na manhã desta segunda-feira (17), durante cerimônia na fábrica de Sorocaba (SP), onde o modelo está sendo fabricado, que a marca anunciou a chegada do Etios às lojas do país a partir do próximo dia 28, nas carrocerias hatchback e sedã.

PREÇOS E VERSÕES
Com o objetivo de vender 70 mil unidades por ano, inicialmente, a fabricante revelou os preços oficiais e quatro versões de acabamento do compacto, além de declarar que o carro terá três anos de garantia. Os nomes são, na ordem, Etios, Etios X, Etios XS e Etios XLS, para os dois tipos de carroceria. Os preços são os que seguem:

Etios hatch
-- 1.3: R$ 29.990
-- 1.3 X: R$ 33.490
-- 1.3 X (com ar-condicionado): R$ 36.190
-- 1.3 XS: R$ 38.790
-- 1.5 XLS: R$ 42.790

Etios sedã
-- 1.5 X: R$ 36.190
-- 1.5 X (com ar-condicionado): R$ 38.890
-- 1.5 XS: R$ 41.490
-- 1.5 XLS : R$ 44.690

Estes valores causaram alguma surpresa, uma vez que a Toyota havia anunciado, há pouco mais de um mês (releia aqui), que a faixa de preços ficaria entre R$ 35 mil (hatch básico) e R$ 48 mil (sedã completo). De toda forma, a marca também sinalizou que estava "estudando o mercado" e poderia assim mudar os patamares -- o que acabou de fato ocorrendo.

Além do líder Volkswagen Gol e do sedã Voyage terem se renovado há pouco tempo (clique aqui para os detalhes), o segmento conta desde a última semana com um novo concorrente, o Hyundai HB20, por ora apenas na configuração dois-volumes, com preços entre R$ 31.995 (com motor 1.0 e pacote bastante completo, incluindo airbag duplo, mas sem ABS) e R$ 47.995 (motor 1.6, completo incluindo freios com antitravamento e distribuição de força e câmbio automático). Clique aqui para saber mais sobre o modelo produzido em Piracicaba (SP).

HATCH
O Etios sem letra é a versão pé-de-boi do modelo, com motor 1.3 de 90 cv e 12,8 kgfm de torque com etanol (84 cv /11,9 kgfm com gasolina), que traz de série airbag duplo, para-choque na cor do veículo e alertas de porta-aberta e cintos não afivelados.

O Etios X ganha direção elétrica (com coluna de direção ajustável em altura), freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem), aerofólio e desembaçador traseiro. Ar-condicionado aparece como item opcional.

A versão XS agrega ar-condicionado como item de série, conta-giros, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de som com CD-Player e entrada USB e vidros e travas elétricos.

Por fim, completa a linha hatch o Etios XLS, o único da gama dois-volumes que vem equipado com o motor de 1,5 litro de 97 cv e 13,9 kgfm de torque com etanol (92 cv e 13,9 kgfm com gasolina). Nesta configuração o carro ganha faróis de neblina, grade dianteira cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura elétrica do porta-malas e alarme por controle remoto.

SEDÃ
O Etios com carroceria três-volumes só será equipado com o motor 1.5. A gama do sedã começa pelo Etios X, que traz os mesmos equipamentos da versão X do hatch (também com ar-condicionado opcional), continua pelo XS e termina no XLS.

Diferente do dois-volume, o Etios sedã tem, desde a versão de entrada um pacote mais completo, com coluna de direção ajustável com regulagem de altura, direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo e desembaçador do vidro traseiro. A lista completa com detalhes técniso e equipamentos de todas as versões pode ser conferida clicando aqui.

UOL Carros participa de um test-drive com o modelo na manhã desta terça-feira e publica suas impressões sobre o compacto em seguida.