Topo

Hyundai HB20 surge em detalhes na internet a partir de 4ª feira

Hyundai HB20 flagrado em São Paulo: carro ajuda a fazer de setembro um mês histórico - Letícia Lovo/UOL
Hyundai HB20 flagrado em São Paulo: carro ajuda a fazer de setembro um mês histórico Imagem: Letícia Lovo/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/09/2012 17h33

A Hyundai faz oficialmente, entre quarta (12) e sexta-feira (14), um dos dois lançamentos automotivos mais importantes de 2012 no Brasil: ela mostra à imprensa o HB20, hatch compacto fabricado em Piracicaba (SP) que deve chegar às lojas de todo o país em 10 de outubro. A fabricante sul-coreana decidiu reunir meios de comunicação eletrônicos (internet e TV) e impressos num único evento. Por isso, informações como preços e especificações técnicas do HB20 estarão em primeira mão em UOL Carros. O evento de lançamento será realizado na Bahia.

Uma "degustação" do modelo da Hyundai com os motores 1.0 três-cilindros e 1.6 (câmbios manual e automático) foi feita em julho, dentro da fábrica de Piracicaba, mas com o HB20 ainda envolto em disfarces (os jornalistas puderam ver o carro inteiro, mas sem fazer imagens). Desde a madrugada de 22 de agosto, no entanto, o visual do compacto ficou conhecido em todo o mundo depois que UOL Carros publicou um flagrante do HB20 durante gravação de peça publicitária, em São Paulo.  

O outro megalançamento do ano é o do Toyota Etios, logo depois do HB20; as primeiras informações sobre o carro da japonesa, também um inédito compacto fabricado no Brasil (já como hatch e sedã), serão divulgadas no domingo (16). UOL Carros já dirigiu o Etios em première realizada no Japão, e o carro foi exibido em mostras itinerantes pelo país.

Como bem observou o jornalista Luís Perez em seu blog no UOL, devido a esses dois carros este setembro de 2012 transformou-se num mês histórico para a indústria automotiva do país. Podemos até acrescentar mais um modelo à lista de celebridades: o Chevrolet Onix, cujo nome acaba de ser confirmado pela General Motors, mas com data de lançamento ainda não anunciada pela fabricante.

Todos estes carros miram, entre outros, mas primordialmente, o "eterno" líder de vendas no Brasil, o Volkswagen Gol, que acaba de ganhar reestilização de meio de geração. Fiat Palio e Uno e até Nissan March são outros alvos. Vale a pena acompanhar este verdadeiro "Brasileirão automotivo".