Topo

Ford EcoSport será vendido na Europa em 2014

Presidente da marca, Steven Armstrong anuncia que EcoSport ganhou passaporte europeu - Divulgação
Presidente da marca, Steven Armstrong anuncia que EcoSport ganhou passaporte europeu Imagem: Divulgação

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/09/2012 11h10

A Ford do Brasil, anunciou nesta quinta-feira (6), em São Paulo (SP), através de seu presidente Steven Armstrong, o plano de venda do SUV compacto EcoSport nos países da União Europeia. Ao mesmo tempo, o anúncio também foi feito na Europa pelo vice-presidente global da marca, Jim Farley.

Apresentada em julho (releia nosso teste aqui), a nova geração já está à venda no Brasil, embora ainda não esteja sendo entregue (isso ocorrerá até o final deste mês de setembro). Agora, de acordo com a marca, ela recebe o "aval" de que tem qualidade para ser comercializada num dos principais mercados do mundo.

O SUV fabricado em Camaçari (BA) não será, de toda forma, exportado do Brasil para o continente europeu por diversos fatores. Ele terá produção local (ainda sem local definido) e, claro, já contará com as adaptações obrigatórias para carros vendidos na Europa. A Ford não quis divulgar preços, especificações ou expectativa de vendas, que provavelmente ainda não estão definidas. Apenas estabeleceu o prazo de 18 meses para o início da vendas por lá -- com isso, a conta chega a 2014 -- e garantiu que, veja só, manterá o estepe na traseira. 

  • Novo Ford Ecosport já foi visto rodando pelos EUA

Era esperado também o anúncio da venda do modelo no mercado americano, onde ele já foi visto. Entretanto, nenhuma confirmação foi dada neste sentido, o que também não exclui a possibilidade, de acordo com pessoas ligadas à marca. Além de Brasil e Europa, a marca reiterou que o SUV será fabricado na Ásia e vendido na China, Índia e Tailândia. Estes planos, porém, eram conhecidos desde janeiro, quando um protótipo do modelo foi mostrado simultaneamente em Brasília (DF) e em Nova Déli (Índia). Depois, em abril, foi apresentado no Salão de Pequim (China), sem grande receptividade do público.

ESTRATÉGIA GLOBAL
Segundo a Ford, a venda do EcoSport no exterior faz parte da estratégia global da marca de entregar até 2 milhões de unidades de modelos considerados compactos no mundo até 2015.

  • Divulgação

    Ao mesmo tempo, jipinho é apresentado na Europa pelo vice-presidente global Jim Farley

Na Europa, a marca terá a seguinte gama de produtos montados sobre a plataforma B: Fiesta, B-Max (minivan visualmente derivada do Fiesta) e EcoSport. Em termos de SUV, especificamente, o Velho Continente terá uma "escadinha" formada por EcoSport, Kuga e Edge. Receberá também um carro que nada tem a ver com o universo dos compactos, mas que é significativo dentro da nova estratégia do oval azul: a nova geração do "muscle car" Mustang. 

  • O New Fiesta será nacionalizado e chegará já com a reestilização apresentada na Europa esta semana

Enquanto isso, segundo os executivos da marca, todos os produtos da marca no Brasil serão feitos sobre plataformas globais, estratégia também exposta anteriormente aqui por UOL Carros

NOVO FIESTA, NOVA RANGER
O próximo fruto dessa ação para o Brasil será a nacionalização do New Fiesta, que será apresentado em outubro, antes do Salão do Automóvel de São Paulo, e será fabricado no país em 2013, já com o visual atualizado (com faróis ligeiramente modificados e nova grade em forma de bocarra), conforme apresentado aos europeus.

Além dele, a marca mostrará durante o evento automotivo a versão com motor flex da nova Ranger, a gama completa do novo Fusion e, nas palavras dos executivos, "uma outra surpresa".

RANGER GANHA MOTOR FLEX NO SALÃO DO AUTOMÓVEL