Últimas de Carros

Peugeot anuncia 208 GTI oficialmente

por Nicolas Tavares

Car and Driver

A Peugeot divulga as primeiras imagens do 208 GTi, a versão mais forte - e divertida - do compacto, que chega ao mercado europeu para brigar com outro francês, o Renault Clio RS. A estreia oficial está marcada para o Salão de Paris (França), a partir do próximo dia 29,enquanto as vendas começam apenas no segundo trimestre do ano que vem.

Para ter fôlego para essa disputa com o Clio RS, o 208 GTi foi equipado com um motor 1.6 THP turbo, de 203 cv e 28 kgfm de torque, combinado com uma transmissão manual de seis marchas. Segundo a marca, o 208 GTi vai de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Ser um peso-leve ajuda a atingir essa marca de aceleração: o hatch pesa 1.160 kg, 119 kg a menos que o adversário da Renault. Pode esperar por um embate forte entre esses dois, pois a próxima versão do Clio RS já está no forno.

Como de costume, os modelos GTi recebem pequenas mudanças no visual, para dar um ar esportivo. No 208, vieram rodas aro 17, de liga leve, uma grade preta especial, novos faróis halógenos e o emblema GTi do lado dos vidros traseiros. Do lado de dentro, costura e detalhes na cor vermelha, pedais de alumínio e o logo da versão na parte de baixo do volante.

Por enquanto, o 208 GTi só terá duas portas, mas um modelo de cinco não está fora de cogitação. Preços devem ficar por volta de 24 mil euros (R$ 61.320). Por aqui, ficaremos apenas com a a versão normal 208, que será apresentada no Salão do Automóvel, ao lado do 308 THP. Segundo a Peugeot do Brasil, a versão esportiva está descartada no país, já que a marca não trabalha com essa motorização por aqui. Não deixe de conferir nossas impressões do 208 e veja todas as novidades de 2013 na edição de setembro de C/D.

Topo