Últimas de Carros

Euro NCAP avalia novos Renault Clio e Audi A3 e inédito Volvo V40

Do UOL, em São Paulo (SP)

O Euro NCAP, programa europeu de segurança automotiva, divulgou novos dados de suas recentes avaliações de segurança com carros vendidos no continente. Três deles interessam mais ao público brasileiro de uma forma ou de outra: a nova geração do compacto francês Clio, que em sua quarta "encarnação" ostenta a nova identidade da Renault e se distancia ainda mais do Brasil (onde convivemos com a segunda geração, fabricada na Argentina), recebeu cinco estrelas no crash test; também obtiveram a nota máxima os médios Audi A3, cuja nova geração deve chegar logo ao país, e Volvo V40, que será apresentado ao público brasileiro do Salão do Automóvel de São Paulo.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

 

Além destes modelos, foram testados o monovolume Ford B-MAX (cinco estrelas), o médio Kia Cee’d (também com cinco estrelas, mas voltado ao mercado europeu, uma vez que no Brasil nos valemos do Kia Cerato, que também terá nova geração apresentada no Salão de São Paulo e pode até chegar, finalmente, em versão hatch) e a  picape média Isuzu D-Max (quatro estrelas), variante da nossa Chevrolet S10.

Voltando os que nos interessa, o Clio 4 exibe belo visual e incrível grau de proteção a passageiros e também a pedestres. No vídeo, é possível perceber (nas imagens da prova de desaceleração e testes dos sistemas de proteção de banco e cinto de segurança) como corpo e pescoço do boneco são bem amparados pelo encosto e apoio de cabeça. Além disso, o Euro NCAP deu nota máxima ao compacto na proteção de crianças pequenas e de pedestres, e bom na proteção de adultos.

O destaque para o alemão A3 ficou por conta da proteção durante situações de impacto lateral e na proteção a pedestres. O modelo da Audi também obteve bons índices de segurança, mesmo na versão mais barata (que foi avaliada, mas que não vem ao país, onde só recebemos as versões topo de linha), para crianças e na proteção de partes sensíveis, como pernas e pescoço, de adultos.

Por fim, o novo Volvo V40 surpreendeu em momentos como a prova de desvio de trajetória, na qual praticamente não saiu da linha em nenhuma das passagens, e na proteção aos ocupantes em impactos laterais (é curioso ver como o interior da cabine "desaparece" sob a ação dos inúmeros airbags). O Euro NCAP ainda concedeu menção especial ao V40 por sua inovação na proteção a pedestres, com a presença de um airbag externo, que se infla entre o capô do motor e o para-brisa na tentativa de impedir impactos da cabeça da pessoa atropelada com partes mais rígidas da estrutura do carro. Segundo a entidade, este dispositivo possibilitou "pontuação impensável há alguns anos, com novos padrões estabelecidos pelo modelo".

Topo