Hyundai HB20 é apanhado sem roupa e mistério do ano termina

Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP)

A Hyundai resolveu fazer uma sessão de fotos/filmagem do compacto HB20 na madrugada desta quarta-feira (22), na região da avenida Paulista, em São Paulo (SP), e entregou o carro de bandeja para UOL Carros. As imagens mostram detalhes do novo modelo da marca sul-coreana e foram feitas no quarteirão entre as ruas da Consolação e Bela Cintra durante alguns minutos -- apesar da presença em local público e da ausência de qualquer disfarce, a reportagem foi abordada por integrantes da equipe de filmagem e teve de guardar seus equipamentos.

Apesar da interrupção forçada, as imagens são reveladoras: o HB20 deve ser a nova força do mercado automotivo nacional, mas, apesar disso e da furiosa cor vermelha sólida, circulou docilmente pelo local utilizando apenas uma placa publicitária, que mostrava seu nome oficial, também estampado em um dos emblemas da tampa do porta-malas. A sigla HB, aliás, significa Hyundai Brasil, com o número 20 fazendo referência à plataforma compartilhada com a próxima geração do compacto i20, vendido na Europa.

O hatch tem o estilo conhecido como "escultura fluida", típico dos modelos atuais da marca, com vincos e ondulações marcantes, lentes de faróis, lanternas, caixas de rodas e para-choques ressaltados e uma carroceria que parece se elevar no sentido da traseira. Visualmente, lembra demais uma versão dois-volumes do sedã médio Elantra. O porte nos pareceu intermediário entre o primo Kia Picanto (irmão de plataforma, com 3,60 metros de comprimento) e o futuro rival Volkswagen Gol (este tem 3,89 m). 

Mais imagens do Hyundai HB20 na noite
Veja Álbum de fotos

Os faróis irregulares se estendem na direção da carroceria, enquanto se deixam unir pela estreita grade frontal, que também abriga o símbolo duas a Hyundai. Abaixo, uma grade maior e em forma de asa (que também pode ser vista como um sorriso) é cortada por três filetes e traz nichos triangulares para luzes de neblina. Acima, o capô definido por vinco em forma de U praticamente se integra com o para-brisa

Na lateral, saltam aos olhos as belas rodas de cinco raios e a forte linha de caráter ascendente, que define uma área envidraçada bem estreita -- tentativa de ampliar a sensação de robustez e esportividade do HB20. A traseira traz spoiler sublinhado por vigia e tampa traseiras ligeiras, onde o destaque é todo das lanternas, irregulares, pontiagudas e que se espalham horizontalmente até invadir as laterais, recurso que faz o carro parecer mais largo. Bojudo, o para-choque traseiro traz dois filetes refletores e abriga a placa num U invertido.

Fabricado em Piracicaba (SP), o HB20 será lançado oficialmente nos dias 11 e 12 de setembro, mas suas vendas só devem ser iniciadas em outubro, provavelmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A Hyundai já revelou que o HB20 contará com motores flex de 1 e 1,6 litro, o primeiro de três cilindros, com câmbio manual de cinco marchas, e o maior com quatro cilindros, também com câmbio manual ou um automático de quatro velocidades. Os equipamentos são semelhantes aos utilizados no Picanto (nele, o trem-de-força menor gera 80 cavalos com etanol) e na dupla Soul/Cerato (122 cv de potência com etanol). De segredo, agora, só o preço.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos