Topo

Chevrolet Ônix mostra traseira cada vez mais parecida com a do Gol

Gol camuflado?! O lançamento se aproxima e novo compacto da GM se confunde mais com rival - Ricardo Hanayama/UOL
Gol camuflado?! O lançamento se aproxima e novo compacto da GM se confunde mais com rival Imagem: Ricardo Hanayama/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/08/2012 07h30Atualizada em 06/09/2012 12h48

"Flagrei o carro das fotos anexas e não identifiquei, parece ser um VW Gol, porém, por quê o disfarce?", perguntou o leitor Renato Fortes, de Jacareí (SP), em e-mail enviado no último sábado (11) à redação de UOL Carros. A resposta, caro internauta, é simples: porque não é o Gol, mas sim o Ônix, novo compacto que será a atração da Chevrolet em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e que deverá ganhar as ruas ainda este ano justamente com a tarefa de peitar Gol, Fiat Uno e Palio, Nissan March, Toyota Etios e companhia.

A missão herdada pelo novo hatch (haverá também um Ônix sedã) é complicada e nunca foi cumprida a contento nem pelo finado Corsa, nem pelo ainda ativo Celta. Então a GM tratou de mudar sua estratégia: o objetivo talvez seja o de confundir mesmo. Nesta primeira fase, ainda como protótipo, acaba funcionando como disfarce. Quando a fantasia cair, porém, diferenças virão à tona, mas ainda assim o Ônix dois-volumes vai tentar atrair o comprador do Gol pela semelhança de alguns elementos.

ÔNIX EM MOVIMENTO

  • Andre Gimenez Mori, o "Shibud", também leitor de UOL Carros, avistou o novo Chevrolet Ônix rodando camuflado pela rodovia Régis Bittencourt na altura da cidade de Iguape (SP) e, do banco do carona, filmou o modelo com a câmera do celular.

    O resultado são 22 segundos de imagens que mostram a traseira do novo hatch da GM, ainda muito parecida com a do VW Gol, e um relance da dianteira do modelo.

E semelhança parece ser mesmo o melhor termo. Claro que é impossível pensar numa fabricante das chamadas grandes do país se prestando a "xerocar" qualquer produto de outra marca, qualquer que seja. Mas muito dos traços vistos no Ônix disfarçado -- e que devem ser mantidos em sua versão final -- estão presentes também no Gol. Mas no Gol que já não é mais o Gol atual, e sim no modelo antigo, pré-atualização.

A própria Volkswagen tem uma história similar: hatches clássicos, como o BMW Série 1, serviram de inspiração durante o desenvolvimento desta geração de seu modelo campeão de vendas, lançada em 2008.

  • Divulgação e Renato Fortes/UOL

    Comparamos a atual geração do Volkswagen Gol (à esquerda), antes da reestilização, ao Ônix hatch (direita) avistado pelo leitor Renato Fortes no último sábado, em Jacareí (SP). Formato do vidro e do spoiler, ângulo do teto, base da tampa do porta-malas, inclusive no vinco que une lanternas, são muito semelhantes. O para-choque é mais volumoso no carro da GM, mas ainda assim mantém a proximidade entre os futuros rivais.

Além da unidade de Jacareí, outra foi flagrada na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP), também de traseira, por Ricardo Hanayama. Em ângulo mais aberto, que pode ser comprovado na imagem que abre esta reportagem, é possível notar que embora recortes e vincos da tampa do porta-malas e volumes de lanterna, para-lamas e para-choque sejam maiores no Chevrolet que no Volkswagen, o resultado geral leva a carros muito fáceis de serem confundidos.

NO FORNO
O grau de maquiagem em ambos os carros vistos acima é reduzido, bem diferente da pesada camuflagem utilizada pelo comboio avistado pelo internauta Matheus Soares Gomes na sexta-feira (10) em Teresina (PI), no Norte do país. Em comum, apenas as placas de São Caetano do Sul (SP), sede da GM, e a certeza de que se trata do mesmo Ônix, ainda que em graus diferentes de desenvolvimento.

As imagens do Piauí mostram um dos carros preso no tráfego da capital: o Ônix assava sob o calor de 35ºC ao mesmo tempo em que revelava uma frente diferente daquela que nos habituamos a ver no modelo: a grade enorme e desproporcional e o capô elevado entregam a identidade do modelo, ainda que faróis com elementos internos circulares e expostos, exatamente como no coreano Sonic, coloquem alguma dúvida no ar. A traseira também abandona a lanterna "a la Gol" em prol de peças com elementos circulares expostos.

De fato, trata-se de um protótipo inicial do Ônix, que deve estar sendo usado para testes de resistência de elementos da carroceria -- função que dispensa o visual definitivo, muito mais útil para causar furor num grande centro consumidor como São Paulo.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br