Fiat Punto sofre primeira cirurgia plástica desde que nasceu; veja preços

André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP)

Não foi preciso esperar. A Fiat marcou para este final de semana -- com início na noite desta sexta-feira (20), num grande hotel na cidade de São Paulo -- o lançamento do Punto 2013. O carro vai trocar a frente atual pela cara do Punto Evo europeu e receber alterações técnicas. Porém, antes de a festa começar, as fotos e as informações oficiais do modelo foram parar na internet. São as que você vê aqui.

O visual externo do carro, como já era esperado, ganhou mesmo o estilo do Punto europeu, com novos faróis e lanternas com detalhes em LEDs e parachoques, dianteiro e traseiro, redesenhados. Por dentro, o formato do painel ficou mais sóbrio e menos ousado que o da versão anterior, mas o nível de acabamento foi mantido. É a primeira vez em cinco anos de Brasil (o Punto estreou em 2007) que o modelo recebe alterações estéticas. 

Veja mais fotos do novo Punto 2013
Veja Álbum de fotos

Fora isso, o Punto adota a partir de agora funções que priorizam a eficiência do motor. Uma delas é o EcoDrive, que dá dicas sobre como poupar combustível no painel e salva os dados em smartphones para análise posterior do motorista.

Outro recurso, inédito em um Fiat produzido no Brasil, é o seletor DNA (de Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite ao motorista escolher o modo de condução: o sistema regula a sensibilidade do pedal do acelerador e avisa sobre a hora certa de trocar a marcha, dependendo da opção escolhida.

VERSÕES
As versões do Punto 2013 mantiveram os nomes que já existiam: Attractive continua sendo a versão de entrada, com motor 1.4; Essence é a primeira versão intermediária (motor E-torq 1.6); Sporting é a segunda (E-torq 1.8); e T-Jet, versão com motor 1.4 turbo de 152 cv que continua sendo o topo da gama. Com exceção do motor 1.4 aspirado -- o Fire EVO, que ganhou variador de tempo de válvulas e, consequentemente, mais potência (passou de 86 para 88 cv, com etanol) --, nenhum propulsor recebeu alterações mecânicas. 

Entre todas as opções, somente Punto Essence e Sporting poderão ser equipados com o câmbio automatizado Dualogic de segunda geração, chamado pela fabricante de Dualogic Plus. As outras configurações de acabamento continuam com a transmissão manual de cinco marchas -- no T-Jet, a caixa tem leves diferenças de calibração, mais esportivas (como, por exemplo, a primeira marcha mais curta). As informações foram retiradas da ficha técnica do modelo. Você pode vê-la aqui.

  • Lanterna do novo Punto 2013 ganhou contorno em LED característico para identificação noturna

As variações de equipamentos entre as versões do Punto 2013 só devem ser revelados neste sábado (21), quando UOL Carros também avalia o modelo. Os preços, ainda extra-oficiais, são os seguintes:

Punto Attractive 1.4 -- R$ 38.570
Punto Essence 1.6 -- R$ 41.750
Punto Essence 1.6 Dualogic -- R$ 44.140
Punto Sporting 1.8 -- R$ 46.400
Punto Sporting 1.8 Dualogic -- R$ 48.770
Punto T-Jet 1.4 turbo -- R$ 55.740

As impressões sobre as mudanças você confere na próxima semana.
 

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos