Citroën C3 de nova geração será lançado no Brasil em julho

Claudio Luis de Souza
Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Daniel Goldfreind Ribeiro/UOL

    Interior do novo Citroën C3, fotografado em Guaratinguetá (SP), revela borboletas para trocas de marcha atrás do volante, associadas a câmbio automático (a dúvida é de quantas velocidades); volante tem base reta e painel deixa de ser digital, e há pelo menos uma entrada USB frontal

    Interior do novo Citroën C3, fotografado em Guaratinguetá (SP), revela borboletas para trocas de marcha atrás do volante, associadas a câmbio automático (a dúvida é de quantas velocidades); volante tem base reta e painel deixa de ser digital, e há pelo menos uma entrada USB frontal

  • http://img.uol.com.br/ico_verfotos.gif LANÇAMENTO EM FRANKFURT 2009
  • FLAGRAS DO NOVO C3

A Citroën lança na segunda quinzena de julho a nova geração do hatch compacto C3, esperada no Brasil desde três anos atrás, quando foi apresentada na Europa. Por aqui, chega depois até de sua variação extra-luxo e extra-performance, a DS3.

O modelo, que desde 2003 sofreu alterações estéticas mínimas no Brasil, usa a base dos C3 Aircross e Picasso, mais parrudos que o delicado compacto tão querido pelas mulheres. Por isso o novo C3 chega mais longo, mais alto e mais largo que o atual, e traz sob o capô o novo motor 1.6 da PSA -- o EC5, bicombustível e com sistema de pré-aquecimento que dispensa o "tanquinho" de gasolina, usado para a ignição com etanol no tanque em dias frios.

O propulsor equipa também um carro de segmento superior, o hatch médio 308 da co-irmã Peugeot. São até 122 cavalos de potência. É possível que o novo C3 mantenha uma versão mais acessível dotada do atual motor 1.4, mas isso não foi confirmado na apuração de UOL Carros. Vale notar que dois dos rivais mais recentes e modernos do C3, o Chevrolet Sonic e o Ford New Fiesta, possuem apenas motor de 1,6 litro.

  • Daniel Pilavjian/UOL

    Novo C3, com passagem ao Brasil marcada para o final de julho, traz primeira mexida radical no compacto que foi lançado no país em 2003; rivais são Sonic e New Fiesta

Uma foto enviada recentemente pelo leitor Daniel Goldfreind Ribeiro mostra claramente o interior do C3. O carro estava parado num posto de gasolina em Guaratinguetá (SP). Já a foto externa é de Daniel Pilavjian, que flagrou o compacto prateado em Águas de Lindóia (SP).

A imagem permite ver um interior mais "maduro" que o do C3 atual, a começar do painel de instrumentos com indicadores analógicos, que substitui o digital. Um pen-drive inserido na área do porta-objetos do console denuncia uma entrada USB.

O volante da unidade flagrada, que deve ser da versão top, tinha base achatada como no Aircross, e atrás dele havia shift-paddles (aletas) para trocas de marcha manuais e mais esportivas.

A quem perguntar o porquê de instalar shift-paddles para operar um câmbio automático de meras quatro velocidades (como o da atual dupla C3/207), a resposta pode ser: e quem garante que o C3 não virá com um sistema de seis velocidades, possivelmente adaptado do trem-de-força dos PSA que usam o motor THP? A foto de Ribeiro revela um conjunto exatamente igual, por exemplo, ao do Peugeot RCZ. Anote: o Sonic tem câmbio automático de seis marchas, e o New Fiesta deve ganhar um em 2013.

Se isso se confirmar, fica clara a tentativa de colocar o C3 num patamar mais alto -- note também o parabrisa batizado de Visiospace, que invade parte do teto: segundo informações apuradas por UOL Carros ao longo das últimas semanas, o compacto vai ter (talvez apenas na versão top) parassóis deslizantes para evitar a incidência indesejada de sol no motorista e passageiro. O C4 Picasso é assim.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
 

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos