Topo

Novo Citroën C4 hatch finalmente aparece no Brasil

Citroën C4 de 2ª geração circula disfarçado na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo - Márcio Lippi/UOL
Citroën C4 de 2ª geração circula disfarçado na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo Imagem: Márcio Lippi/UOL

Claudio Luis de Souza<br>Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/05/2012 19h03

A Citroën parecia deitada eternamente no berço (nem tão) esplêndido da acomodação, mas isso começa a mudar em duas semanas, quando será lançado o DS3, variação megapremium do compacto C3 -- e disponível na Europa há dois anos. Mas o melhor está (finalmente) por vir.

O leitor Márcio Lippi enviou a UOL Carros fotos de um modelo camuflado circulando pela rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, no último dia 5. A placa (verde) é de Porto Real (RJ), sede da fábrica da PSA Peugeot Citroën no Brasil. E o cotejo com nosso arquivo de imagens não deixou dúvidas: trata-se do novo Citroën C4 hatch, que conhecemos no Salão de Paris de 2010.

Consultada por UOL Carros, a assessoria da fabricante preferiu não se pronunciar sobre as fotos -- claramente esse flagrante não estava no programa da Citroën, que vende por aqui o C4 de primeira geração nas variações dois e três-volumes fabricadas na Argentina, e não quer perder negócio com clientes dispostos a esperar pela mudança do modelo.

  • Márcio Lippi e Murilo Góes/UOL

    Citroën C4 de segunda geração, flagrado em SP e em exposição no Salão de Paris de 2010

O C4 europeu usa a mesma plataforma dos Peugeot 308 e 3008, já lançados no Brasil. É natural esperar que, quando estrear no país, a segunda geração do médio da Citroën ofereça, entre outras opções, o motor bicombustível EC5 de 1,6 litro, que dispensa gasolina na partida em tempo frio, e uma versão topo de gama e esportiva com o excelente 1,6 litro turbinado, somente a gasolina, desenvolvido em conjunto com a BMW.

Mas, cá entre nós, o principal mérito do novo C4 é trocar o cansativo visual de "transformer" por um estilo mais sóbrio e convencional. Faróis e lanternas sofreram mudanças radicais, e até mesmo na cabine isso se fez sentir: sumiram os instrumentos digitais. Felizmente, diga-se.

Não é absurdo esperar o novo C4 como atração do estande da Citroën no próximo Salão de São Paulo, em outubro. Até porque não dá mais para ficar parada ante a movimentação feroz da concorrência no segmento dos médios. Basta lembrar do Chevrolet Cruze e da cada vez mais próxima estreia do Hyundai i30 com motor bicombustível. E, em 2013, ícones como Volkswagen Golf e Ford Focus devem mudar radicalmente. 

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br