Últimas de Carros

Atualizada em 20.10.2015 18h40

Criador do Cobra e do Mustang Shelby morre aos 89 anos

Gregory Bull/AP - 23.3.2005
Carroll Shelby participa da apresentação do Ford Mustang Shelby GT500 no Salão de Nova York de 2005. Ex-piloto e criador de ícones, como o Cobra, ele morreu na quinta-feira (10), nos EUA imagem: Gregory Bull/AP - 23.3.2005

Do UOL, em São Paulo (SP)

Carroll Shelby, um dos nomes mais importantes dos mundos automotivo e automobilístico, morreu na noite última quinta-feira (10), em Dallas (Estados Unidos). Ex-piloto, Shelby abandonou as pistas em 1959, em decorrência de problemas cardíacos. No mesmo ano, fundou a Shelby-American (depois Carroll Shelby International) e se dedicou à criação de carros esportivos que se tornariam ícones da indústria e das pistas. 

O primeiro surgiu da mistura de um roadster com formato de charuto e um poderoso motor V8 da Ford: eis o Cobra. A partir dos anos 1960, Shelby passaria a ser sinônimo, também, da preparação mais poderosa do Ford Mustang.

Tendo uma serpente ereta como símbolo máximo, substituindo o corcel habitual, o Mustang Shelby ganhou sucessivas versões baseadas nas diferentes gerações do muscle car até os dias atuais.  

Carroll Shelby foi submetido a um transplante de coração em 1990 e a outro de rim em 1996. Ele estava internado nas últimas semanas para o tratamento de uma pneumonia.

Mais detalhes sobre a história de Shelby, antes e durante sua vitoriosa passagem pelas pistas e também da carreira como lendário designer automotivo podem ser conferidos no site AutoEstrada, clicando aqui.

Topo