Topo

Carro de luxo flagrado em SP insinua guerra da Nissan contra coreanas

Exemplar do Infiniti M (ou Nissan Fuga) em avenida movimentada de São Paulo - Ernani Junior/UOL
Exemplar do Infiniti M (ou Nissan Fuga) em avenida movimentada de São Paulo Imagem: Ernani Junior/UOL

Claudio Luis de Souza<br>Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/03/2012 15h59Atualizada em 22/03/2012 18h17

Primeiro foi um Qashqai, modelo da Nissan com porte suficiente para brigar no primeiro andar do sub-segmento dos crossovers, onde estão Kia Sportage e Hyundai ix35, entre outros. Agora um segundo carro inédito da marca japonesa foi flagrado por um leitor trafegando sob disfarce em São Paulo -- e, somando uma coisa com outra, chega-se a um resultado intrigante.

O modelo em questão foi fotografado pelo leitor Ernani Junior na movimentada avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste de São Paulo, nesta quinta-feira (22). A placa de São José dos Pinhais (PR) não deixou dúvidas: tratava-se de um carro da aliança Renault-Nissan. A Volkswagen também possui fábrica na cidade paranaense, mas uma simples olhadela no estilo do sedã descartou essa hipótese.

UOL Carros e o "segredeiro" Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, partiram em busca da identidade do carro. Que, no fim das contas, poderia ser dois: Nissan Fuga, restrito ao mercado japonês, e Infiniti M, variação de luxo com foco principal nos Estados Unidos, país-alvo da criação da submarca em 1989. Depois que a primeira versão desta reportagem foi publicada, a Nissan confirmou que se trata do sedã da Infiniti.

As duas saídas de escapamento denunciam a presença de um motor com cilindros dispostos em V: nos EUA, o sedã tem cinco opções de propulsor, quatro delas V6 e uma V8, topo da gama e apelidada M56 devido aos 5,6 litros de capacidade. Já o Fuga tem apenas três opções, todas V6 e uma delas, de 3,5 litros, com sistema híbrido de propulsão.

  • Divulgação

    O Infiniti M tem cinco opções de motorização, quatro delas V6 e uma V8; no Japão, o Nissan Fuga (o mesmo carro no mercado doméstico) oferece versão híbrida com motor V6 de 3,5 litros

A Nissan procurou a Redação para dizer que este Infiniti M está no Brasil apenas para "testes da suspensão" e que não há previsão de eventual lançamento no Brasil.

Mas, a partir desse Infiniti M, UOL Carros assume o risco de esboçar um futuro em que a marca japonesa aumenta sua gama no Brasil -- que, não custa lembrar, deixou de contar com modelos caros e de pouco volume, como Pathfinder, X-Trail e Murano -- com carros de maior prestígio, diferenciando-se cada vez mais da irmã Renault (principalmente por ter o propalado "carimbo de qualidade" nipônico) ao mirar compradores dos já citados Kia Sportage e Hyundai ix35 com o Qashqai, e também de sedãs de luxo, como Kia Cadenza e Hyundai Genesis.

Para esta nova briga seria convocado o Fuga/Infiniti M, praticamente do mesmo tamanho que os sul-coreanos (todos pouco acima de 4,97 metros) e com nome brasileiro a definir. Verdade que falta o andar imediatamente anterior nos três-volumes, onde estão Kia Optima (cujo lançamento no Brasil acontece no dia 2 de abril) e Hyundai Sonata, e que nos EUA é ocupado pelo Nissan Altima. Um flagrante deste último circulando por aqui seria praticamente uma declaração de guerra da Nissan contra Kia e Hyundai no front verde-amarelo. A ver.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br