Topo

Toyota obtém liminar para voltar a vender o sedã Corolla em MG

Da Redação

07/05/2010 22h30

Em uma nota curta, de três parágrafos, divulgada na noite desta sexta-feira (7), a Toyota do Brasil afirma ter obtido uma liminar junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais permitindo que seus distribuidores reiniciem a venda do sedã Corolla no Estado, proibida desde o dia 21 de abril, por determinação do Ministério Público Estadual.

A nota ainda reitera que a montadora segue com sua "Campanha de Chamamento Preventiva", nome que a Toyota resolveu dar à ação em que -- por obrigação do Ministério da Justiça -- convoca os donos de unidades do Corolla fabricadas a partir de abril de 2008 a verificar o posicionamento do tapete instalado.

Até ter o seu mérito julgado, a liminar suspende, mas não anula, a decisão da Justiça de Minas Gerais, que acatou pedidos do Ministério Público Estadual e do Procon do Estado e proibiu a venda do Corolla após ações de consumidores relatarem nove casos de veículos que apresentaram problemas de aceleração contínua que teriam colocado em risco a vida de pessoas.

À época, a Toyota discordou da decisão e afirmou que o modelo não tinha qualquer defeito que provocasse aceleração involuntária e descartou o risco de travamento do pedal de aceleração com o uso de tapetes originais instalados corretamente.

No dia 23 de abril, o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão ligado ao Ministério da Justiça, determinou o recall do Corolla, exigindo a verificação de problemas com o tapete que poderiam levar ao travamento do pedal do acelerador e à consequente aceleração ininterrupta do veículo, tomando a ação da Justiça mineira como base. A montadora, no entanto, classificou que o procedimento foi uma imposição do departamento.

Leia a íntegra da nota da Toyota:

Hoje, sexta-feira, 7 de maio, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu liminar à Toyota do Brasil, determinando o reinício imediato das vendas do Corolla nos 12 distribuidores da marca no Estado.

A Toyota do Brasil reafirma seu elevado compromisso com a qualidade e garantia de segurança de sua linha de produtos e reforça que empregará todos os seus esforços para a perfeita efetivação da “Campanha de Chamamento Preventiva” recém-anunciada.

Assessoria de Imprensa
Toyota do Brasil