Chrysler 72 Roadster customizado se inspira em moto Harley-Davidson


Teco Caliendo
Especial para o UOL

  • João Mantovani/Fullpower

    Roadster de 1928 recebe visual marcante da moto custom Night Rod Special

    Roadster de 1928 recebe visual marcante da moto custom Night Rod Special

De todos os veículos circulando pelas ruas, difícil encontrar algo mais exclusivo, pessoal e rebelde que uma moto custom com seu motor bicilíndrico em V e escapes roncando alto. A fabricante americana Harley-Davidson faz sucesso com sua vasta oferta de customs para diversos níveis de rebeldia. A mais malvada em produção é a Night Rod Special, inspiração de Almir Rocha para sua "carreteira" -- carro antigo preparados para corridas de circuito, muito populares aqui no Brasil e na Argentina nas décadas de 1950 e 1960. 

Para manter o espírito livre e rebelado da musa de duas rodas, Rocha escolheu um um hot rod de outra época como base perfeita: um Chrysler 72 Roadster, ano 1928, com motor V8 roncando, que já havia sofrido alterações no anos 1960. O Night-Rock, nome dado a este modelo, foi montado por Alexandre Benevides, da Hot Company Brasil, de Salto (SP).

PREPARAÇÃO
Rocha enviou o roadster para o interior paulista junto com seus doadores de mecânica: um motor V8 Série LA 318 e um câmbio automático Torqueflite 727 de três marchas, ambos Dodge, completamente revisados.

O primeiro passo foi separar a carroceria do chassi. Jateamento com material abrasivo removeu anos de tinta sobre tinta para a avaliação do estado geral da estrutura, surpreendentemente em boas condições. Fixado à mesa zero para garantir perfeito alinhamento, o chassi foi reparado, remendado, reforçado e modificado, recebendo novos pontos de fixação. Estes suportes acomodam o powertrain Dodge, a suspensão traseira four link e o eixo rígido dianteiro Superbell avançado à frente e ligado por barras do tipo "four bars".

Mais imagens e detalhes do Night-Rock
Veja Álbum de fotos

A carroceria recebeu incontáveis horas de trabalho. "Não há um ponto sequer que não tenha sido cuidado. Capô e algumas partes da carroceria são novos, tiveram de ser fabricados. Claro que na mais pura lata", narra Benevides.

Com estrutura e funilaria finalizadas, chassi e carroceria se encontraram novamente para modelagem das peças exclusivas do carro: para-brisa, estribos, para-lamas, tudo foi modelado em papelão e depois fabricado em metal.

MUSA DA NOITE

  • Divulgação

    Baixa e longa, a Harley-Davidson V-Rod parece ter saído de uma pista de arrancada. O motor Revolution é refrigerado a água, desloca 1.250 cm³, tem duplo comando de válvulas no cabeçote e rende 125 cv. Foi desenvolvido pela engenharia da alemã Porsche. A Night Rod Special é a V-Rod com visual malvado, enorme pneu traseiro de 240 mm de largura, guidão "drag bar", racing stripes sobre o tanque e rodas com pinstripes em laranja.

Essa base e mais suspensão e eixos receberam cobertura preta acetinada que, apesar de não brilhar, não tem a aspereza característica da tradicional preta fosca, difícil de ser cuidada. Mantendo o estilo da Night Rod Special, um par de "racing stripes" em preto brilhante cruzaram a carroceria, desde o colar do radiador até o painel traseiro.

As rodas de alumínio usinado são da Billet Specialties, modelo Boneville, de aro 17 polegadas com 7 polegadas de largura na dianteira e aro 18 com 10 de tala na traseira. Ambas foram montadas com pneus Pirelli P Zero 225/45 e 315/35, respectivamente. A exemplo da carroceria, as Billet seguiram o tema e receberam tinta preta e "pinstripe" laranja circundando-as.

Os bancos da Speedway Company têm estilo inspirado nos assentos de aviões bombardeiros da Segunda Guerra, muito populares nos primeiros hots, e têm revestimento com o logo Harley-Davidson. 

COMO ANDA
Apesar do aparente desconforto, andar com o Night-Rock pelas estradas é uma experiência agradável. O para-brisa bem baixo e o espaço interno "generoso" (para um roadster dos anos 1920, claro) oferecem uma sensação de liberdade plena, bem ao estilo custom, com vento na cara e pernas esticadas. Parece até que você está em uma Harley de quatro rodas.

Suspensão e direção ainda precisam de alguns ajustes. O volante Billet copia a mais ínfima imperfeição da pista. Segundo o customizador, é "falta de quilometragem" e em breve tudo estará ajustado. Tudo bem. Mesmo as Harley têm suas características marcantes e são exatamente estes detalhes que produziram ícones inspiradores e desejados.

Saiba mais sobre o universo da preparação na revista Fullpower.

Últimas de Carros



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos