Hot rod tem cara de 1930 e performance de superesportivo do século 21


Eduardo Bernasconi
Especial para o UOL

  • João Mantovani/Fullpower

    Este azul hot rod recebeu um <i>vêoitão</i> Edelbrock, com cerca de 350 cavalos

    Este azul hot rod recebeu um vêoitão Edelbrock, com cerca de 350 cavalos

O Brasil já oferece hot rod de tudo que é jeito. Existem os tipicamente americanos com motor V8 e carroceria de lata, outros feitos em fibra e até alguns com V6 ou seis cilindros em linha, muitas vezes montados em chassis de picapes dos anos 1990, como Ford Ranger e Chevrolet SS10, por exemplo. Podem ter paralamas ou não, pinturas lindas ou gastas no melhor estilo rat rod... O que interessa é o prazer de rodar no mais antigo dos estilos de carros modificados.

E, para quem quer mais que um visual de décadas passadas, um dos destaques por aqui é o Sigma Sport Car. Feito em Santo André (SP), o carro desenvolvido pelos irmãos Rodrigues virou notícia até no Sema Show, nos Estados Unidos. Foi clicado e cobiçado em Las Vegas, no final de 2011.

Não bastasse o visual agressivo, com teto removível bem baixo e paralamas em fibra de carbono, as suspensões foram inspiradas em protótipos e executadas parte pela Fênix Amortecedores Especiais (SP), parte pela própria Sigma. Ricardo, um dos irmãos e experiente em pistas, se preocupou até com a distribuição de peso: 50% em cima de cada eixo.

Este carro azul recebeu um vêoitão Edelbrock, com cerca de 350 cavalos, mas estão saindo do forno três exemplares com motores V8 350, de 5,7 litros, vindos diretamente da Stock Car, com 480 cv!

O conjunto pode ficar completo com câmbio manual de cinco ou seis marchas. Até um sequencial, de seis velocidades, fica a critério do comprador. As rodas também são ao gosto do freguês, desde que de aro 19" ou 20" -- assim como a cor da carroceria. Ou seja: pode ser uma construção no melhor estilo tailor-made. Coisa de alfaiate...  As costuras, porém, estão apenas nos bancos, feitos sob medida pela Rallye Design.

É sentar, acertar a posição e acelerar.

Eduardo Bernasconi é diretor da revista Fullpower
 

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