Nissan GT-R tem upgrade infernal e vai a 709 cv e 85,3 kgfm


Giuliano Gonçalves
Especial para o UOL

  • João Mantovani/Fullpower

    Nissan GT-R preparado: potência e torque do japonês chegam a níveis absurdos

    Nissan GT-R preparado: potência e torque do japonês chegam a níveis absurdos

Mal-estar, vertigem, vontade de descer! São algumas sensações ao rodar nesse Nissan GT-R, preparado pela empresa Herrera Motorsports. A palavra "brutal" ainda não é suficiente para definir a aceleração do foguete de tração integral -- você tem a nítida impressão de que passará a qualquer momento para outra dimensão, como no filme "De Volta Para o Futuro". 

Responsável por esse "soco no peito", o preparador Bruno Herrera explica como chegou no assustador resultado. "Instalei um kit de upgrade da AMS Performance, empresa americana especializada em Nissan GT-R. Ficou tão bom que, regulado com apenas 1 kg de pressão de turbo, rendeu mais de 700 cavalos", conta. Como efeito comparativo, a potência original do V6 biturbo é de 480 cv com 0,7 kg de pressão!

Denominado Pacote Alpha 9, o novo conjunto possui intercooler e turbos roletados maiores, além de válvulas, filtros de ar, entre outros. Injeção programável e bicos de alta vazão também acompanham o kit. Porém, Bruno preferiu fazer do seu modo e não ficar amarrado às regulagens dos caras.

"Normalmente, você instala o conjunto, avalia o comportamento do carro e manda os dados via internet para o desenvolvedor do kit. Eles alteram os parâmetros e devolvem a nova configuração. Eu, nesse caso, instalei um módulo Unichip e, por conta, realizo o acerto da injeção", diz. Injetores também são "especialidades da casa", assim como o escape, desenvolvido com canos de inox de 3".

Tudo no lugar, um teste e... A embreagem não aguentou! Bruno, então, desmontou a mecânica (acredite, é impressionante ver um GT-R zerado, de mais de R$ 500 mil, com o coração retirado do peito) e instalou uma poderosa multidisco, também da AMS, feita para aguentar tudo até em pistas e Track Day.

Pronto! O Godzilla [apelido herdado do antecessor, o Nissan Skyline] agora lixa suas quatro patas descomunalmente, soltando um urro pelas quatro saídas de escape e turvando a visão de quem acha que está no comando!

Texto publicado originalmente na revista Fullpower
 

Últimas de Carros



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos