Topo

Gosta de picapes e SUV gigantes? Então vai adorar o Salão de Detroit 2018

Silverado 2019: mais refinada e com visual ousado, deve ser um dos destaques do salão norte-americano - Divulgação
Silverado 2019: mais refinada e com visual ousado, deve ser um dos destaques do salão norte-americano
Imagem: Divulgação

<br>Kyle Stock e Hannah Elliott

Em Detroit (EUA)

14/01/2018 08h00

Ford, GM e FCA apostam em picapes; europeias vão mostrar novos SUVs para fisgar americanos

A partir deste domingo, Detroit voltará ao futuro. Depois de tentarem por anos convencer o mundo de que podem vencer o Vale do Silício (e a CES com seus conceitos ultra-futuristas) nos ramos de carros elétricos e direção autônoma, os executivos do setor automotivo finalmente têm a chance de contar vantagem sobre o que fazem de melhor.

Os destaques da perene feira automotiva de Detroit serão as picapes e os SUVs -- muitos deles. Cada uma das marcas locais revelará uma nova plataforma, enquanto pelo menos três marcas de luxo lançarão novos modelos. A Tesla nem estará lá.

O evento principal será uma guerra de monster trucks entre a Ford e a Chevrolet. A General Motors e sua principal marca exibirão a mais nova versão da Silverado, uma picape full-size que tem sido trucidada pela Ford F-150 da Ford. A Chevrolet já deu uma amostra da picape no Texas, mostrando um carro mais elegante, com pequenas barras de LED como faróis dianteiros e painéis para a carroceria que combinam mais com um sedã esportivo do que com a típica estética mais quadrada da categoria.

Jeremy Acevedo, analista da "Edmunds.com", diz que não se surpreenderá se houver algo ousado, como algumas partes de fibra de carbono: "A esta altura, pode-se pensar que vale tudo", explica. "Não há carta fora do baralho."

Enquanto isso, a Ford retorna à disputa das picapes menores com a Ranger.

Veja mais

+ VW pode trocar Touareg por Atlas no Brasil
+ Chefão da Ford fala "mal" de carros

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Ranger nos EUA?

A Ford não vende picapes "de entrada" nos EUA (modelos médios no Brasil, mas compactos para o padrão do hemisfério norte) desde 2011 porque se concentrou em lançar a van Transit. A General Motors, por sua vez, abocanhou grande parte do mercado com a Chevrolet Colorado (a S10 brasileira) e a GMC Canyon. A Ford nunca deixou de fabricar a Ranger no exterior, mas afirma que a versão americana será "totalmente nova".

Finalmente, a Fiat-Chrysler Automobiles gerará alguma dose de intriga com uma nova picape Ram 1500. Tradicionalmente, o antigo modelo da Dodge é medalha de bronze no segmento de picapes nos EUA. Ainda assim, conquista um em cada cinco compradores da categoria nos EUA e conta com os típicos seguidores fanáticos que só os azarões têm.

Lamborghini Urus - Giorgio Benvenuti/Ansa - Giorgio Benvenuti/Ansa
Um dos destaques do final de 2017, Urus finalmente terá contato com o público da América
Imagem: Giorgio Benvenuti/Ansa

Tem luxo?

No lado mais refinado, nomes de peso como McLaren, Porsche e Jaguar Land Rover Automotive deixaram Detroit de lado, dando preferência ao Salão de Genebra, ainda neste trimestre. Mas outras marcas de luxo trarão suas próprias versões de carros grandes a Detroit. A Lamborghini traz o mais pretensioso do lote, o SUV chamado Urus, que custa de US$ 200.000.

A outra novidade principal entre as marcas de luxo neste ano em Detroit será a estreia mundial da nova geração do Mercedes-Benz Classe G, o primeiro dos chamados Gelandewagen (veículos utilitários), completamente reprojetado 40 anos após sua chegada.

Essa enorme caixa quadrada em forma de SUV vendeu mais de 300.000 unidades desde o lançamento, em 1979, e uma versão de US$ 500.000 foi revelada no ano passado, em Genebra. O certo é que além de capaz, ele também deverá concorrer com modelos mais "finos" como os rivais da BMW.

Ford Ranger aparece com visual renovado na Tailândia - Reprodução - Reprodução
Ranger surgiu com alterações na Tailândia este ano; será uma amostra do modelo americano?
Imagem: Reprodução