Topo

"Netflix de esportivo"? Porsche testa serviço nos EUA por US$ 2 mil mensais

Tobias Schwarz/AFP
Imagem: Tobias Schwarz/AFP

Gabrielle Coppola

15/10/2017 04h00

A Porsche vai lançar um serviço de assinatura baseado em aplicativos em novembro, unindo-se ao grupo de fabricantes de automóveis que vem testando modelos mais flexíveis de propriedade em um momento em que o serviço de transporte prestado por particulares e smartphones estão revolucionando o mercado automotivo tradicional.

A duração do projeto-piloto, chamado "Porsche Passport", está em aberto e a assinatura inicialmente ficará limitada a apenas 50 pessoas -- em Atlanta (Estados Unidos), segundo Klaus Zellmer, presidente da marca para a América do Norte.

O primeiro escalão de assinatura custa a partir de US$ 2 mil (cerca de R$ 7 mil) por mês e permite que os usuários convoquem os modelos 718 Boxster, Cayman S, Macan S ou Cayenne sob demanda. Por US$ 3 mil (quase R$ 10 mil) por mês, os motoristas têm acesso a 22 modelos diferentes. Os custos de registro, seguro e manutenção estão cobertos, mas os assinantes precisam pagar o combustível -- e eles podem ir trocando e usar todos os modelos que desejarem durante o mês.

Estratégia

A Porsche busca uma forma de atingir consumidores mais jovens, cujos hábitos de compra e transporte vêm sendo moldados por gigantes do Vale do Silício como Uber Technologies e Airbnb. A empresa está seguindo os passos da Cadillac, marca da General Motors, que lançou seu serviço de assinatura "Book" em janeiro, e do Care, da Volvo, que engloba locação, seguro e manutenção em um pagamento mensal.

"Agora temos jovens incrivelmente bem-sucedidos com poder financeiro para ter um Porsche, mas que hoje podem não estar dispostos a ter", disse Zellmer, em entrevista. "Estamos bastante seguros de que esse serviço ajudará nas receitas, especialmente a médio e longo prazos", complementou o executivo.

A Porsche está se associando à startup Clutch Technologies, com sede em Atlanta (EUA), que vende software de análise que pode prever quais modelos terão demanda com base no comportamento passado do cliente, nas condições climáticas e em outros fatores. As duas concessionárias da marca na região de Atlanta irão oferecer revisão e manutenção para a frota de carros usados por meio do serviço.