Topo

Mercedes testa caminhão autônomo: "Mais seguro que humanos"

Robot Taxi Inc. do Japão - Yuya Shino/Reuters - Yuya Shino/Reuters
Robot Taxi usa a minivan Toyota Estima como base para táxi autônomo
Imagem: Yuya Shino/Reuters

<br>Chris Baraniuk

Repórter de Tecnologia da BBC News

07/10/2015 16h01

Um caminhão que se autodirige, desenvolvido pela Daimler (controladora da Mercedes-Benz), foi testado em uma estrada pública pela primeira vez. O "piloto automático" do caminhão o ajudou a desviar de outros veículos em uma rodovia da Alemanha, mas a companhia deixou claro que, por enquanto, ainda é necessária a presença de um motorista na cabine atento à estrada.

Este é o mesmo veículo autônomo, chamado pela Mercedes-Benz de "Caminhão do Futuro", testado por UOL Carros em julho deste ano. A expectativa da marca é de colocá-lo à venda em 2025.

Na estrada

"Assim que chegarmos à estrada, vou ativar o modo de direção autônoma", disse Wolfgang Bernhard, executivo da Daimler, conforme guiava o caminhão-robô rumo a uma região movimentada do Estado de Baden-Wurttemberg, no sudoeste alemão, na semana passada.

Com o apertar de um botão no painel, o computador assumiu o controle do veículo e o pilotou com sucesso pela estrada, atingindo até 80 km/h. Bernhard e o governador de Baden-Wurttemberg, Winfried Kretschmann, beberam um café na cabine enquanto o executivo explicava como a tecnologia funciona.

O sistema identifica a sinalização da estrada, além de outros veículos e obstáculos, por meio de uma câmera e um radar posicionados na frente do caminhão.

"Mais seguro"

Em uma coletiva de imprensa realizada antes do teste, Bernhard enfatizou a segurança do novo modelo. "O sistema traz mais segurança porque nunca fica de desatento nem cansado. Nunca perde sua concentração. Está sempre 100%, o tempo todo", disse.

"Não importa o quão bem você dirija. Nunca será possível fazer isso melhor do que o piloto automático."

Alan Stevens, da consultoria Transport Research Laboratory, diz que os caminhões se provaram seguros o suficiente para serem submetidos a este tipo de teste em estradas. "É a única forma de entender os reais benefícios econômicos e de segurança [da tecnologia]", afirma Stevens. "Será interessante ver como os motoristas reagirão. Estou ansioso por estes resultados."

Táxi-robô

Além da Daimler, outra empresa anunciou avanços na tecnologia por trás que se dirigem sozinhos. A japonesa Robot Taxi Inc planeja testar carros autônomos na cidade de Kanagawa, ao sul de Tóquio, em 2016.

Cerca de 50 pessoas serão selecionadas para participar dos testes. Os carros poderão percorrer só um trecho de 3 km de uma estrada pública. Os participantes serão acompanhados por um motorista humano, que conduzirá o veículo em todo momento que o sistema automático não estiver sendo usado, e uma segunda pessoa, por razões de segurança.

A empresa espera ainda fornecer carros-robôs para visitantes de Tóquio durante os Jogos Olímpicos de 2020. O objetivo final é desenvolver automóveis que dispensem completamente a presença de humanos dentro do veículo.