Topo

Toyota aceita pagar multa de US$ 16,4 milhões ao governo dos EUA

19/04/2010 15h53

A montadora de automóveis Toyota concordou em pagar uma multa de US$ 16,4 milhões ao governo dos Estados Unidos por não ter notificado as autoridades do país sobre um defeito de fabricação nos aceleradores de seus automóveis. A multa, a maior permitida pela lei americana, foi emitida por uma agência do departamento de transportes do país, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA, na sigla em inglês).

Uma nota publicada no site da NHTSA diz que a Toyota sabia do problema, mas esperou quatro meses para torná-lo público.
"Tenho o prazer de anunciar que a Toyota aceitou responsabilidade por ter violado suas obrigações legais de reportar quaisquer defeitos imediatamente", declarou o secretário do departamento de transportes, Ray LaHood, no site.

Em fevereiro último, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas publicamente no Congresso dos Estados Unidos pela sequência de falhas mecânicas que provocaram o recall de 8,5 milhões de veículos da montadora japonesa.

Os carros da empresa foram atingidos por três grandes problemas relativos à segurança: problemas no pedal do acelerador do Prius 2010; problemas para frear em superfícies irregulares nos modelos Prius, Hybrid Sai e Lexus HS250h e falhas no pedal do acelerador nos modelos Aygo, iQ, Yaris, Auris, Corolla, Verso e Avensis.

No caso dos pedais de acelerador, havia o risco de que eles ficassem emperrados, dificultando a desaceleração do veículo.