Topo

Ex-presidente da Volkswagen é acusado por fraude no "Dieselgate"

Martin Winterkorn - Michael Sohn/Ap
Martin Winterkorn
Imagem: Michael Sohn/Ap

Em Frankfurt (Alemanha)

15/04/2019 10h01

O ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn e outros quatro executivos da montadora foram acusados no caso dos motores a diesel manipulados, conhecido como "Dieselgate", anunciou hoje o Ministério Público alemão.

Winterkorn foi acusado por "fraude" e "violação da lei contra a concorrência desleal", indicou a Promotoria de Brunswick,

O ex-CEO da Volkswagen "não divulgou, quando teve conhecimento, às autoridades e aos clientes na Europa e Estados Unidos as manipulações ilegais de motores a diesel", afirmou o MP em um comunicado.

Atual comando da VW

Já o atual diretor executivo da Volkswagen, Herbert Diess, disse que não estava entre investigados por fraude e quebra de confiança fiduciária."Eu não estou entre os acusados. Eu não espero ser acusado ", disse Diess nos bastidores de um evento da Volkswagen no Salão de Xangai.

Diess é investigado em um outro inquérito sobre cartel com Mercedes-Benz e BMW. VW e Diess se recusaram a comentar o status do outro processo.

Outro lado

A Volkswagen entrou em contato com UOL Carros para se manifestar sobre o inquérito contra o ex-presidente. "As investigações criminais do Ministério Público de Braunschweig contra a Volkswagen AG foram encerradas como resultado da multa administrativa imposta em 2018, que a empresa aceitou, e o pagamento da multa no ano anterior. A acusação contra o Sr. Winterkorn e outras pessoas pelo promotor em Braunschweig, que agora se tornou pública, está relacionada a investigações contra indivíduos sobre as quais a Volkswagen AG não irá comentar".

Com informações da Reuters