Topo

Gol, Palio, 207, Meriva e Corolla decepcionam em teste de segurança

Desempenho de vendas do Volkswagen Gol, líder no Brasil, não se repetiu no teste de impacto frontal; ausência de airbags de série comprometeu o resultado final do modelo - Divulgação
Desempenho de vendas do Volkswagen Gol, líder no Brasil, não se repetiu no teste de impacto frontal; ausência de airbags de série comprometeu o resultado final do modelo Imagem: Divulgação

RODRIGO LARA

Colaboração para UOL Carros

18/10/2010 16h52

Foi lançado nesta segunda-feira (18), em São Paulo, o Latin NCAP, versão latino-americana e caribenha de um programa independente de testes de segurança em veículos já aplicado em diversas regiões do mundo, como Europa, Estados Unidos e Austrália.

Desempenhos de segurança específicos dos carros são avaliados numa escala de zero a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, mais seguro é o modelo.

NÍVEL DE SEGURANÇA SEGUNDO O LATIN NCAP

MODELOADULTOSCRIANÇASVEJA O TESTE
Toyota Corolla XEI com airbags* * * * *
Fiat Palio ELX 1.4 com airbags* * ** *--
VW Gol Trend 1.6 com airbags* * ** *--
Chevrolet Meriva GL Plus com airbags (modelo argentino)* * **
Peugeot 207 1.4 com airbags* * ** *
Fiat Palio ELX 1.4 sem airbag** *
VW Gol Trend 1.6 sem airbag** *
Peugeot 207 1.4 sem airbag** *--
GEELY CK 1.3 sem airbag
(não vendido no Brasil)
0* *

Líder de vendas no país, o Volkswagen Gol -- em sua versão sem airbags, que ainda têm de ser comprados como opcionais -- recebeu apenas uma estrela no teste de segurança específico para ocupantes dos bancos dianteiros, o qual consiste num impacto frontal a 64 km/h. Essa nota foi obtida também por outros dois modelos de grande vendagem no Brasil: Fiat Palio ELX 1.4 e Peugeot 207 1.4.

O pior resultado foi o do sedã chinês Geely CK, que não é vendido no Brasil e foi importado especialmente para o teste. Ele não recebeu nenhuma estrela no quesito impacto frontal.

No teste de segurança para os ocupantes traseiros, que simulava crianças, todos esses modelos -- Gol, Palio, 207 e CK -- receberam duas estrelas.

Após serem comunicadas sobre os resultados, Fiat, Peugeot e Volkswagen pediram que o procedimento fosse refeito, dessa vez com veículos dotados de airbags. A nova avaliação rendeu três estrelas para Palio e Gol, e duas para o Peugeot.

Foram avaliados mais dois veículos além dos modelos citados: Toyota Corolla XEI e Chevrolet Meriva GL Plus. O mais bem colocado foi o sedã japonês, que obteve quatro estrelas para os ocupantes da dianteira. O resultado para passageiros de trás, contudo, foi ruim: uma estrela. Já a Meriva recebeu três estrelas para os bancos dianteiros, mas repetiu a fraca nota do Corolla para os ocupantes do banco de trás.

No Brasil, o programa tem apoio da Proteste, uma associação de defesa do consumidor que avalia e testa produtos vendidos no país. Diante dos resultados do Latin NCAP (cuja sigla significa New Car Assessment Program), a entidade se manifestou pela antecipação da obrigatoriedade dos airbags frontais nos veículos nacionais, prevista para 2014, bem como a instalação de freios ABS (antitravamento) em todos os carros comercializados no país.