Topo

Motos da BMW já sabem pedir ajuda sozinhas em acidentes

Botão "SOS" localizado no manete do guidão permite pedir ajuda só com um toque, mas... antes é preciso erguer a capinha que o protege - Divulgação
Botão "SOS" localizado no manete do guidão permite pedir ajuda só com um toque, mas... antes é preciso erguer a capinha que o protege Imagem: Divulgação

Aldo Tizzani

Da Infomoto

22/05/2016 08h00

Já utilizada em carros como Ford Ka, Focus e Ranger, Chevrolet Cruze, Cobalt e S10, e nas linhas de marcas premium como BMW e Volvo, a chamada automática de emergência vai passar a fazer parte do universo das motocicletas em 2017.

Amparada na tecnologia já usada em sua gama das quatro rodas, a BMW Motorrad lançará o sistema no ano que vem, como opcional, em parte de sua linha de motos vendida na Europa. O dispositivo vem sendo desenvolvido pela fabricante em competições como o Rally Dakar.

BMW K 1600 GTL - Divulgação - Divulgação
Touring K 1600 GT é uma das favoritas a estrear tecnologia no ano que vem
Imagem: Divulgação
Batizado de "Chamada de Emergência Inteligente", ele terá como função agilizar ao máximo o atendimento a motociclistas em caso de acidente. Estudos da fabricante sugerem que, nos automóveis, o serviço tem sido capaz de reduzir entre 40 e 50% o tempo de chegada do socorro. 

Como funciona?

Para que a interface funcione é necessário haver sinal de celular entre moto e o call center da marca, denominado "eCall".

A chamada leva em conta três cenários: acionamento automático imediato (em caso de queda grave); automático após 25 segundos (queda leve, permitindo que o piloto cancele caso o resgate não seja necessário); e manual, por comando do motociclista.

Neste último caso basta acionar o botão "SOS" -- somente com a moto parada e a ignição ligada. Em todos os cenários um display no painel da moto avisa que o eCall foi solicitado. Quando o pedido é manual, uma chamada de voz é estabelecida e o piloto pode conversar em sua língua nativa.

Outra característica interessante é que diversos sensores na moto detectam movimentos como aceleração e ângulo de inclinação, entre outros, para determinar se foi ou não um acidente e definir se existe real necessidade de pedir automaticamente um resgate.

Os sensores são capazes até de detectar, por exemplo, se você derrubou a máquina em um estacionamento.