Yamaha MT-03 chega para peitar Z300; conheça a mininaked
Versão naked da miniesportiva YZF-R3, a Yamaha MT-03 chega às lojas em maio com objetivo de superar em vendas a rival Kawasaki Z300. Repetiria, assim, o sucesso da irmã, que conseguiu bater a Ninjinha 300 desde que foi lançada.
Ciclística e motor são os mesmos da R3 -- bicilíndrico de 42 cv (a 10.750 rpm) e 3,02 kgfm (a 9.000 giros) --, porém com a versatilidade de não ter carenagem e cobrar preços mais acessíveis: R$ 18.790 (versão básica) e R$ 20.790 (com sistema ABS nos freios). Ela será comercializada em três opções de cor: preta, cinza fosco e vermelho metálico.
Como ficou
Entradas de ar nas laterais do tanque, spoiler abaixo do motor, farol poligonal com duas luzes de posição de LED e uma pequena carenagem cobrindo o painel são inspirados em modelos maiores da marca, como a MT-07 e 09.
Painel de instrumentos, herdado da R3, está munido de conta-giros analógico à esquerda e tela de LCD à direita, contendo velocímetro e outras informações. O banco bipartido e a lanterna traseira em LED também são iguais aos da esportiva.
Entretanto, ao invés de dois semiguidões, a MT-03 traz um guidão único e curvado, posicionado 1,9 cm para trás e 3,9 cm para cima, o que torna a posição de pilotagem mais confortável para o uso urbano. A ausência de carenagem representa perda de apenas um quilo: 169 kg em ordem de marcha incluindo ABS.
Propulsor, dotado de quatro válvulas por cilindro com duplo comando e refrigeração líquida, é 3 cv mais forte que o da Z300. O quadro está montado em forma de diamante, e as rodas são de liga leve aro 17 calçadas com pneus radiais.
Suspensões não apresentam novidades: garfo com tubos telescópicos na frente, enquanto a balança traseira usa o sistema de monoamortecimento. Para os freios, disco dianteiro de 298 mm com pinça de dois pistões trabalha junto com um disco traseiro simples de 220 m e pinça de um pistão.
FICHA TÉCNICA - YAMAHA MT-03
Preço: R$ 18.790 ou R$ 20.790 com ABS
Motor: 2-cilindros paralelos; 8 válvulas; DOHC; arrefecimento líquido
Potência: 42 cv (a 10.750 rpm) Torque: 3,02 kgfm (a 9.000 rpm)
Alimentação: Injeção eletrônica
Câmbio: Seis marchas
Dimensões: 2,09 m (c) x 74,5 cm (l) x 1,03 m (a)
Tanque de combustível: 14 litros
Primeiras impressões
Na pista, a MT-03 prova ser uma cópia fiel da irmã. Motor que gira alto para entregar desempenho superior a outros modelos de 250 e 300 cc, sistema de freios eficientes (especiailemten com ABS) e suspensões bastante progressivas.
Há diferenças pontuais: o guidão alto deixa as costas mais eretas, unindo a esportividade da R3 com um nível mais elevado de conforto. Ótima combinação.
Com preço competitivo (R$ 200 a menos que o da Z300) e número de concessionárias maior que o da Kawasaki, é bem provável que a MT-03 repita o que houve com as miniesportivas e bata a rival naked, que teve 170 unidades emplacadas no primeiro bimestre de 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.