Últimas de Carros

Honda ressuscita Twister no Salão Duas Rodas; assista e conheça

Aldo Tizzani
Cicero Lima

Da Infomoto

O nome Twister fez história ao inaugurar em 2001 o segmento das motos urbanas de 250 cc no Brasil. O modelo da Honda reinou por quase 10 anos até a chegada da CB 300R, em 2009. Agora, a fabricante reaproveita o famoso nome para lançar, no Salão Duas Rodas 2015, a substituta da CB 300R.

O modelo, com motor de 249,5 cm³, chega às concessionárias nas próximas semanas por iniciais R$ 13.050 -- versão com freios ABS custam R$ 1.500 a mais --, carregando uma difícil missão: ampliar a liderança da montadora no segmento. No primeiro semestre de 2015, foram vendidas 14.504 unidades da quase extinta CB 300R, contra 8.384 de sua principal rival, a Yamaha Fazer 250.

Reaproveitar o nome da antiga Twister foi uma estratégia para facilitar o processo. 

Doni Castilho/Infomoto
Modelo é o primeiro do segmento a usar pneus radiais, e incorpora outros mimos como farol e lanterna em LED, painel 100% digital e abertura aeronáutica do tanque imagem: Doni Castilho/Infomoto

Como ficou

Para realizar esta tarefa, a Honda apostou em uma moto com desenho atual e tecnologias como painel totalmente digital (com iluminação tipo blackout, semelhante à de um celular), farol e lanterna com LED, pneus radiais (algo inédito no segmento), motor flex, abertura aeronáutica da tampa do tanque de combustível e freios ABS na versão de topo.

O propulsor, de refrigeração mista -- a ar com radiador de óleo -- usa contra-balanceiro para prevenir vibrações, injeção eletrônica e comando simples de válvulas para se adequar ás novas normas de emissão da Promot 4, que passam a vigorar em 2016. Ele entrega, se abastecido com etanol, 22,6 cv de potência (a 7.500 rpm) e 2,24 kgfm de torque (a 6.000 giros).

Outra novidade é o sistema de amortecimento traseiro, fixado à balança e munido de duas molas com curso de 108 mm. Na dianteira, o tradicional garfo telescópico tem 130 mm de curso. As rodas de 17 polegadas são moldadas em liga leve. Câmbio de seis marchas completa o conjunto mecânico, que é fixado ao chassi tipo diamante -- este possui moldes em tubos de aço e se destaca visualmente por uma treliça junto ao canote.

Infomoto já testou a CB 250 Twister 2016 e você pode conferir as primeiras impressões dando o play no vídeo que abre esta matéria. Quer ver todas as novidades da Honda no Salão Duas Rodas? É só conferir no álbum.

Topo