Topo

Motos da BMW vão alertar sobre frenagem de emergência; assista

Arthur Caldeira

Da Infomoto

28/07/2015 11h53

Entender o que o motorista ou motociclista que vai à frente está fazendo é condição essencial para trafegar com segurança. Alguns carros já possuem sistemas de iluminação dinâmicos para frenagens de emergência, mas a BMW Motorrad será a primeira fabricante a introduzir a tecnologia em uma moto.

A marca anunciou que vai estrear, em 2016, um sistema chamado Dynamic Brake Light (luz dinâmica de freio) em seus modelos mais completos. as luxuosas K 1600 GT, GTL e GTL Exclusive sairão de fábrica com o equipamento de série em todas as versões. Já R 1200 GS, R 1200 GS Adventure e S 1000 XR trarão o item como opcional em pacote junto com o ABS Pro (sistema antitravamento aprimorado das rodas, que atua mesmo quando a máquina está inclinada, no meio de uma curva).

Como funciona

O dispositivo promete alertar, de forma semelhante ao assistente já utilizado em automóveis da montadora alemã, quando a motocicleta estiver freando, quando a motocicleta está freando. O processo se dará por meio de dois níveis de aviso nas lanternas traseiras: o de frenagem forte e o emergencial.

O primeiro é ativado quando a moto começa a frear em uma velocidade acima de 50 km/h: a luz de freio pisca em uma frequência de 5 Hertz para avisar os demais condutores sobre a manobra. As piscadas só cessam quando o piloto alivia totalmente a pressão sobre os freios. Se a frenagem continua até a motocicleta chegar a 14 km/h, entra em ação o segundo nível: as luzes de seta passam a piscar juntas (o chamado pisca-alerta), e seguem acionadas até que a moto retome velocidade mínima de 20 km/h.

Com o Dynamic Brake Light, a BMW leva para a eletrônica uma prática que muitos motociclistas já reproduzem no dia a dia: quando vão frear, pilotos mais experientes costumam pisar no freio de forma intermitente, justamente para levar a luz a piscar e tornar mais visível o alerta para os veículos que vêm atrás.

Frear com ou sem ABS faz diferença: UOL Carros prova